Travessia de Mar Grande opera com horários de 15 em 15 minutos

No Terminal Náutico, o embarque para a Ilha de Itaparica e Morro de São Paulo é intenso (Foto: Astramab/Divulgação)
No Terminal Náutico, o embarque para a Ilha de Itaparica e Morro de São Paulo é intenso (Foto: Astramab/Divulgação)
Salvador – O movimento de saída da cidade é intenso desde às 5h desta sexta-feira (18), com milhares de pessoas utilizando a travessia Salvador-Mar Grande com destino às localidades da Ilha de Itaparica. O sistema está operando com uma frota de 14 embarcações, que cumprem horários de saída de 15 em 15 minutos no Terminal Náutico da Bahia. Desde ontem à tarde, quando foi anunciado o fim da greve da Polícia Militar, a procura pela travessia cresceu muito e o sistema funcionou sempre com o esquema especial, com a saídas a cada 15 minutos.

A expectativa da Astramab é que o fluxo de passageiros deixando Salvador com destino à Ilha de Itaparica se mantenha intenso pelo menos até o meio dia. Normalmente em períodos de grande demanda, utilizam a travessia entre 10 e 12 mil pessoas por dia. O sistema funcionará hoje até às 20h. A travessia de Mar Grande é o meio mais rápido de transporte para a Ilha de Itaparica – o tempo médio da viagem fica em 40 minutos. Em Vera Cruz (antiga Mar Grande), os usuários que desembarcam encontram facilidade de transporte rodoviário para todas as localidades da Ilha, através de vans e micro-ônibus e também para as cidades da região atendidas pela rodovia BA-001, que liga Itaparica ao continente. De Vera Cruz existe transporte para cidades como Santo Antonio de Jesus, Nazaré, Salinas e Valença.

Também é grande a procura de passagens no Terminal Náutico para Morro de São Paulo. A previsão é de que todos os catamarãs do dia deixem o terminal com lotação completa e a recomendação da Astramab é para que o usuário evite comprar passagens fora dos guichês das empresas operadoras no terminal, a fim de evitar a ação de agentes que fazem transporte clandestino para o Morro.

A viagem entre a capital e o Morro de São Paulo dura em média 2h e 20m. Os horários saindo do Terminal Náutico são 8h30, 9h, 10h30, 13h e 14h30. No sentido inverso, 9h, 9h30m, 12h30m e 15h. A passagem custa R$ 75. Para quem quer aproveitar o feriadão e conhecer as ilhas da Baía de Todos os Santos, as escunas do “Passeio às Ilhas” são uma boa opção. A passagem custa R$ 40. As escunas zarpam do Terminal Náutico da Bahia às 9h e retornam às 17h30. O passeio inclui paradas para banho de mar na Ilha dos Frades e em Itaparica.

Notícias Relacionadas