Paralíticos movem pernas pela 1ª vez após estímulo elétrico

Quatro paralíticos conseguiram mover suas pernas pela primeira vez após receber estímulos elétricos na coluna vertebral. O experimento, realizado por médicos das universidades de Louisville e da Califórnia, nos Estados Unidos, possibilitou que os pacientes flexionassem, além das pernas, os dedos dos pés, tornozelos e joelhos.

Paralítico move a perna a partir de impulsos elétricos (Foto: Reprodução/Site BBC Brasil)
Paralítico move a perna a partir de impulsos elétricos (Foto: Reprodução/Site BBC Brasil)

No entanto, eles não foram capazes de andar independentemente. Os resultados do trabalho, divulgados na publicação científica Brain, sugere que a eletricidade torna a coluna mais receptiva aos poucos impulsos que ainda chegam do cérebro à área lesionada.

Segundo os cientistas, a coluna atua como uma ferrovia de alta velocidade que transporta mensagens elétricas do cérebro até o resto do corpo. Se há danos no trilho, a mensagem se perde.

Há três anos, os mesmos cientistas divulgaram que Rob Summers, um jogador de baseball que ficou paralítico do tórax para baixo após um acidente de carro, foi capaz de mover suas pernas sustentado sobre uma esteira. (James Gallagher – Repórter de Ciência e Saúde da BBC News)

Notícias Relacionadas