Secti e UFBA firmam convênios para construção de Centro Tecnológico em Energia

Uma boa notícia para os estudantes baianos. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Universidade Federal Bahia firmaram convênios para construção do novo campus da UFBA, no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (Ceped), em Camaçari, e a construção do Centro Tecnológico em Energia para pesquisa em campos maduros, na área do Parque Tecnológico da Bahia.

A secretária Andrea Mendonça recebeu em seu gabinete a reitora da UFBA, Dora Leal, quando foram assinados os convênios que estão publicados no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (10). “Conceder esses espaços vai contribuir para ampliação e oferta de cursos de graduação e pós-graduação na área da inovação tecnológica, reforçando o compromisso do governador Jaques Wagner com o desenvolvimento e fomento à pesquisa”, diz Andrea.

Os convênios foram reformulados e otimizados para atender as exigências da UFBA, dando espaço para instalação de dois instrumentos de incentivo à pesquisa: o Centro Tecnológico em Energia, que vai expandir o desenvolvimento do setor em parceria com Petrobras; e o campus, instrumento de atendimento do Programa de Expansão das Universidades Federais.

O diretor de Tecnologia para o Desenvolvimento Socioambiental da Secti, Ernesto Carvalho, explica que os campos maduros de petróleo são aqueles que estão com produção decadente, onde são utilizadas novas formas de tecnologia para extração da matéria-prima. “O Centro Tecnológico em Energia será construído no Parque Tecnológico e realizará uma pesquisa de ponta para aumentar a prospecção de petróleo, colocando o estado da Bahia no cenário de fomento à inovação e tecnologia do país”, destaca.

Notícias Relacionadas