Capa » Blogs » Alô Bahia » Waldenor Pereira comemora sanção da lei para barrar fechamento de escolas rurais

Waldenor Pereira comemora sanção da lei para barrar fechamento de escolas rurais

A onda crescente de fechamento de escolas do campo, indígenas e quilombolas, que somente no período de e 2008 a 2012 atingiu 13 mil unidades no país, ganhou um poderoso instrumento para detê-la: a lei federal 12.960, sancionada pela presidente Dilma Roussef no último dia 27 de março.

É o que avalia o relator do projeto dessa nova lei, o deputado federal baiano Waldenor Pereira (PT-BA), que comemorou o feito com a secretária Nacional de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), Macaé Maria Evaristo, em reunião realizada nesta quarta-feira (2).

A Lei, cujo projeto foi enviado à Câmara Federal pelo Executivo, altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) para fazer constar exigência de manifestação de órgão normativo – como os conselhos municipais de Educação – do sistema de ensino para o fechamento desse tipo de escola.

“O objetivo principal é o de barrar fechamento de escolas de campo, ocorridas sem consulta e causando transtornos à população rural que deixa de ser atendida ou passa a necessitar dos serviços de transporte escolar”, explica Pereira.