Blitz do IPVA em Salvador termina com 18 veículos rebocados

A primeira de uma série de blitzes do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) programadas para abril, em Salvador, aconteceu nesta quinta-feira (3). A ação resultou em 18 veículos rebocados, dos quais 12 porque os proprietários não quitaram o tributo durante a operação e o restante por outras irregularidades, como falta de habilitação. A blitz aconteceu no Dique do Tororó e reuniu equipes da Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA), Detran-BA, Polícia Militar e Transalvador.

Além de Salvador, estão previstas operações no interior do estado ainda este mês. Nesta sexta (4), a blitz vai ser realizada em Feira de Santana e, no decorrer do mês, em cidades como Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas, Amargosa e Irecê, que também estão na rota das equipes de fiscalização.

Retomadas em novembro de 2013, as operações passaram a ser permanentes este ano devido ao bom resultado alcançado. “O fato de os motoristas ficarem sabendo da existência das blitzes tem motivado a quitação dos débitos. Eles estão preferindo pagar o IPVA a correr o risco de ter o veículo apreendido”, explica o diretor de Arrecadação da Sefaz, Antônio Félix Mascarenhas. Algumas das cidades que já tiveram blitzes este ano, além de Salvador, foram Vitória da Conquista, Itabuna, Ilhéus e Eunápolis.

Durante as operações, se o contribuinte tiver o veículo retido, recebe o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) com o valor do débito, podendo se dirigir ao banco ou ao caixa eletrônico mais próximo para quitar e evitar apreensão e reboque. Após o pagamento do IPVA, o contribuinte deve regularizar o licenciamento. Em caso de dúvida, o cidadão pode entrar em contato com o call center da Sefaz pelo número 0800 071 0071.

Para verificar se o veículo está notificado e se antecipar à possibilidade da abordagem, o contribuinte deve acessar o site da Sefaz, no link ‘Inspetoria Eletrônica – IPVA – Contribuintes Notificados’, e digitar o CPF, CNPJ ou o Renavam. Caso o veículo esteja notificado no sistema da secretaria, o pagamento poderá ser feito com procedimento parecido – link ‘Inspetoria Eletrônica – IPVA’. Depois, deve clicar em ‘DAE para pagamento – Exercícios notificados’.

Notícias Relacionadas