Salvador – Batizados com os nomes do compositor baiano Dorival Caymmi e o líder negro Zumbi dos Palmares, os ferryboats adquiridos na Grécia elo Governo da Bahia, já foram transferidos para o patrimônio do Estado e se encontram em preparativos para cruzar o Atlântico, em direção a Salvador, onde serão integrados ao Sistema Ferry-Boat na travessia São Joaquim-Bom Despacho, na Baía de Todos-os-Santos.
O governo não estipula prazo para a chegada dos navios. Há duas semanas, o secretário Otto Alencar tinha garantido que os dois iriam operar na Semana Santa.
As duas unidades, na verdade, não são novos como informa matéria distribuída hoje pela Secretaria de Comunicação do Governo da Bahia. Eles têm quatro anos de operação. O Estado investiu R$ 57 milhões nas duas ebarcações, que serão operadas pela empresa Internacional Marítima, que não entrou com nenhum recurso no negócio.
Segundo a nota da Secom, as duas embarcações dobrarão a capacidade de transporte de carros e aumentarão em 75% a de passageiros, proporcionando menor tempo de espera nas filas por parte dos usuários. Para o vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, o governo estadual está fazendo uma “justa homenagem a duas figuras importantes para a cultura nacional e baiana, lembrando as nossas raízes africanas – Dorival Caymmi e o líder negro Zumbi dos Palmares”.
Ele explica que, no momento, estão sendo feitas as adaptações necessárias de mobilidade exigidas pela legislação brasileira. “As duas embarcações já são nossas, tiveram os novos nomes gravados e, logo que possível, a depender também das condições climáticas, estarão operando, possibilitando mais rapidez e segurança no transporte de passageiros e veículos na Baia”.
Alencar prevê, com a ”modernização” do Sistema Ferry-Boat, “novos tempos de desenvolvimento para a economia da Ilha de Itaparica e região, que tem no turismo e na nascente indústria naval, a sua principal atividade”.
Menor percurso – Atualmente, as embarcações em operação no sistema com maior capacidade de veículos são o Agenor Gordilho e Juracy Magalhães Jr., que transportam 90 carros. Somados, os dois navios gregos transportarão 380 veículos – mais do que os cinco ferries que operam juntos.
Além de aumentar a capacidade, o governo pretende também reduzir o tempo de viagem e de espera. Enquanto hoje o Anna Nery e Ivete fazem o trajeto em 45 minutos, a estimativa é que os barcos novos diminuam o percurso para 35 minutos. O tempo de embarque e desembarque também deve reduzir, porque as embarcações gregas têm saída para os dois lados, o que diminui o tempo com manobras.