Fifa nega recurso e jogador croata que entoou grito fascista está fora da Copa

O Comitê de Recurso da Fifa negou a apelação do zagueiro Josip Simunic e confirmou a suspensão do croata por dez jogos oficiais, em virtude de seu comportamento discriminatório depois do apito final do jogo contra a Islândia, válido pela repescagem europeia e que confirmou a vaga croata no Mundial. A pena tira Simunic, de 35 anos, da Copa do Mundo, já que, mesmo se os croatas chegarem à final do torneio, a seleção entrará em campo no máximo sete vezes. O defensor também está proibido de acessar as dependências dos estádios onde as partidas serão disputadas, e terá que pagar multa de 30 mil francos suíços.

Simunic foi condenado por ter entoado uma saudação fascista durante a comemoração da classificação da Croácia para a Copa do Mundo do Brasil. Empunhando um microfone e de braço estendido, o zagueiro gritou a expressão “Pela Pátria!”, ao que vários torcedores responderam: “Prontos!”. Esta expressão identificava partidários do regime nazista, na época que a Croácia foi ocupada pela Alemanha de Hitler. Depois do gesto, o governo croata multou o jogador em 3.200 euros por “disseminar o ódio racial”.

O presidente-executivo da Federação Croata de Futebol, Damir Vrbanovic, afirmou que considera a decisão “um gesto precipitado e irrefletido, que não merece um castigo tão drástico”. Em sua defesa, o atleta alegou que quis exaltar o seu país e que o grito expressa apenas o seu sentimento pela pátria. Josip Simunic é jogador do Dínamo de Zagreb e tem 105 partidas pela seleção, com três gols marcados. O defensor é um dos jogadores mais experientes do elenco, o que levou quase 287 mil pessoas a assinarem uma petição online pedindo a revisão da pena.

A Croácia é o primeiro adversário do Brasil na Copa do Mundo. O jogo de estreia acontece no dia 12 de junho, às 17h, no Itaquerão. Na primeira fase, os croatas também jogam contra a seleção de Camarões, no dia 18, na Arena da Amazônia, e contra o México, no dia 23, na Arena Pernambuco.

Notícias Relacionadas