Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
O resultado obtido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) no carnaval deste ano superou a expectativa inicial de geração de US$ 341 milhões em negócios nos próximos 12 meses. “Na realidade, quase dobrou”, disse hoje (11), em entrevista à Agência Brasil, o coordenador do Projeto Carnaval, Diogo Akitaya.
O projeto visa a estreitar relações entre empresas brasileiras e potenciais importadores e distribuidores estrangeiros, com o objetivo de ampliar as exportações nacionais e gerar divisas para o país. O evento reuniu em duas etapas 296 convidados estrangeiros, entre compradores e formadores de opinião de 50 países, além de 200 representantes brasileiros, sendo 169 de empresas e 31 de entidades setoriais.
Todos cumpriram uma ampla agenda de encontros, encerrada no Sambódromo do Rio, nos dias 2 e 3 deste mês, com os desfiles das escolas de samba do grupo especial e, no sábado, o desfile das campeãs (8).
Os negócios gerados para os próximos 12 meses alcançaram US$ 628,41 milhões. “Isso é muito importante para a gente, nesse tipo de formação, porque mostra que lá mesmo no evento [carnaval], o contato foi bem maior entre os empresários brasileiros e os potenciais compradores e importadores, o que acarretou também a melhor expectativa dos negócios por parte dos empresários brasileiros”. Os números foram bastante comemorados pela agência porque, reiterou Akitaya, “refletem o trabalho da Apex e das empresas, e isso vai gerar exportações e divisas para o país”.
Segundo o coordenador, os produtos brasileiros de maior valor agregado tiveram destaque nas negociações com os importadores estrangeiros. Ele apontou, em especial, o setor de máquinas e equipamentos odontológicos e hospitalares. “Teve excelentes resultados e confirmações de parcerias entre os convidados com as empresas brasileiras”. Citou, entre elas a Fame, que produz incubadoras para bebês, e a Gnatus, que trabalha com setor odontológico.
Outro setor que atraiu a atenção dos estrangeiros, além dos tradicionais segmentos de alimentos e bebidas, móveis e moda, foi o de audiovisual, propaganda e televisão. Segundo Diogo Akitaya, os visitantes estrangeiros demonstraram interesse em locações no país para fazer filmagens e comerciais. O coordenador avaliou que isso significa mais do que divisas para o Brasil, “porque é a contratação de serviços brasileiros e a imagem do Brasil que vai para o exterior de uma forma produtiva”.
O Projeto Carnaval é promovido pela Apex-Brasil desde 2009, e acumula um total de 1,5 mil convidados, gerando negócios para mais de 35 setores econômicos do país. Ele integra o Programa de Marketing e Relacionamento da agência, que trabalha com vários eventos esportivos e culturais dentro do Brasil e em outros países.
Um dos eventos, cuja estrutura está sendo fechada pela Apex-Brasil, se relaciona à Copa do Mundo, que ocorrerá em 12 cidades-sede brasileiras no período de 12 de junho a 13 de julho próximo. “A Apex-Brasil tem uma expectativa enorme sobre o projeto, porque é um evento único”, comentou Akitaya. Ele espera ter uma definição sobre o número de países e participantes estrangeiros que virão para o Projeto Copa no mês de abril. “Com certeza, nós vamos ter resultados muito bons”, acrescentou.