Segurança na Lavagem do Bonfim contará com 2,2 mil policiais

lavagemSalvador – Dois mil e duzentos policiais trabalharão na Lavagem do Bonfim, primeira grande festa popular do calendário baiano de 2014, nesta quinta-feira (16). O patrulhamento, que serve também como teste para o Carnaval de Salvador, é montado ao longo dos oito quilômetros do percurso (da Conceição da Praia ao largo do Bonfim) e também distribuído nos bairros adjacentes ao desfile do cortejo. Duas plataformas elevadas de observação (com câmeras) serão utilizadas e transmitirão, através da rede de fibra ótica, dados on line para o Centro Integrado de Comando e Controle, no Parque Tecnológico da Bahia.

O policiamento, feito pela PM através de patrulhas, postos elevados de observação, barreiras de trânsito, viaturas, motocicletas, cavalos e helicóptero, começa às 6 horas de quinta-feira (16) e só termina às 7 da sexta (17). Integrantes do Comando de Policiamento Especializado (CPE), do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, do Batalhão de Apoio Operacional e de companhias que fazem o policiamento da área (16ª CIPM, dentre outras), além das unidades especializadas, como o Esquadrão de Polícia Montada, o Esquadrão de Motociclistas Águia, as Rondas Especiais (Rondesp) e as Operações Gêmeos e Apolo, reforçarão as abordagens nos principais corredores de tráfego de acesso ao trajeto do cortejo. O Grupamento de Bombeiros também participará, com guarnições preparadas para atuar em operações de busca e salvamento.

A Polícia Civil colocará investigadores infiltrados no desfile e estará presente nos três postos de policiamento: um instalado na Conceição da Praia e os outros dois no Bonfim. A 3ª Delegacia Territorial (Dendezeiros) e a Delegacia de Proteção ao Turista (Pelourinho) receberão ainda um reforço no efetivo para garantir atendimento rápido. Completam o esquema de segurança da PC um carro presídio, disponível no trajeto da festa, e o Complexo Policial dos Barris, que irá custodiar quem for preso em flagrante.

Notícias Relacionadas