Capa » Brasil » Cotidiano » Inscrições para o ProUni começam nesta segunda-feira

Inscrições para o ProUni começam nesta segunda-feira

As inscrições para a primeira edição de 2014 do Programa Universidade para Todos (ProUni) estarão abertas a partir desta segunda (13) até a próxima sexta-feira (13). Para fazer a inscrição, o candidato deve ter participado do Enem de 2013 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. Não pode ter tirado nota zero na redação. No momento da inscrição, será necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem e o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

O ProUni oferece bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares. Podem fazer a inscrição os egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, desde que bolsistas. Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Ao fazer sua inscrição, o candidato escolhe as opções de curso, turno e instituição de ensino superior, dentre as disponíveis conforme seu perfil socioeconômico. Como é comum que os estudantes confundam o ProUni com o Sisu, elencamos abaixo as principais diferenças elencadas pelo professor Mateus Prado, especialista nos temas.