Volvo Concept XC Coupé é revelado em Detroit

volvo1A Volvo apresenta no North American Internacional Auto Show (NAIAS) o segundo de seus três carros-conceito, o Concept XC Coupé. Inspirado pelo design dos modernos equipamentos de esporte e demonstrando as capacidades de segurança da nova plataforma Scalabre Product Architecture (SPA) da Volvo, o modelo é sofisticado e feito para pessoas com estilo de vida ativo.

“Todos que amam esportes radicais, que buscam novos caminhos, desafios e emoções preferem equipamentos de alta performance que oferecem a sensação máxima de liberdade e proteção, para garantir que voltem inteiros de suas aventuras”, explica Thomas Ingenlath, vice-presidente sênior de design da Volvo Cars.

“O Volvo Concept XC Coupé é perfeitamente ajustado a esse estilo de vida ativo. Sua capacidade de proteção está totalmente integrada a seu look sofisticado. O Volvo Concept XC Coupé está pronto para levar seu proprietário para a aventura, e de volta para casa”, complementa.

Segurança

volvo2Os três carros-conceito têm o intuito de demonstrar os elementos vitais da plataforma SPA: os traços seguros, as proporções e as marcantes assinaturas de design. O Concept XC Coupé pode mostrar como o uso inteligente da engenharia permite reforçar a liderança da Volvo em segurança sem comprometer o design, o tamanho ou o peso.

“Graças ao uso extenso de aço-boro de alta resistência e soluções de engenharia, nós podemos fazer os carros da plataforma SPA mais compactos e seguros ao mesmo tempo”, explica Thomas Ingenlath.

O Volvo Concept XC Coupé tem forte conexão com o Volvo Concept Coupé. No entanto, as rodas largas de 21 polegadas, os para-lamas mais acentuados e o teto mais alto contribuem para gerar uma impressão mais robusta e um visual mais forte.

A distância maior entre o painel e o eixo dianteiro é um forte elemento visual. O estilo vigoroso é marcado por detalhes como o novo capô e a linha de cintura que se estende por um arco elegante ao longo do comprimento do carro.

Equipamento de alta performance

volvo3A conexão com os equipamentos esportivos de alta performance é muito presente nesse concept car. Uma das fontes de inspiração para o time de design foi a companhia sueca POC, que desenvolve equipamentos de segurança para atletas de esqui.

“Vários detalhes laranja e os adesivos externos, em combinação com o extenso uso de molduras de borracha fosca, com a cobertura na parte traseira do carro, geram um design altamente funcional”, explica Thomas Ingenlath.

Para acertar o balanço ideal entre a estética e a funcionalidade, o time de design adotou, em elementos tradicionais de SUVs, como as molduras laterais e estribos, uma interpretação moderna. Eles são mais integrados ao design elegante, fundindo-se ao desenho da carroceria.

Faróis em formato de T

volvo4Como o Volvo Concept Coupé, a dianteira do Volvo Concept XC Coupé é marcada com o capô proeminente e a grade flutuante, ladeada pelos faróis em formato de T. As lanternas traseiras também fazem parte da assinatura da nova linha de design da Volvo Cars.

“Ambos concept cars mostram como nós vamos desenhar nossos carros daqui em diante. Nós acrescentamos valor emocional para a marca Volvo com elementos clássicos do design escandinavo, que são a calma e a beleza confiante”, explica Thomas Ingenlath.

 

Notícias Relacionadas