Ford revela protótipo de carro movido a energia solar

Ford apresenta durante a  International Consumer Electronics Show conceito de veículo com paineis solares no teto
Ford apresenta durante a International Consumer Electronics Show conceito de veículo com paineis solares no teto

No próximo International Consumer Electronics Show, a partir de 7 de janeiro, em Las Vegas, a Ford vai apresentar o conceito C-Max Energi Solar, uma versão híbrida plug-in elétrica equipada com painéis solares no teto do veículo para recarregá-lo.

O veículo pode viajar cerca de 21 milhas (34 quilômetros) usando apenas energia elétrica solar cujas células, no teto do veículo, fornecem de 300 a 350 watts de potência. “O conceito mostra a tendência futura da produção em massa de carros recarregáveis que não precisarão ser ligados em tomadas”, disse Mike Tinskey , diretor de eletrificação de veículos e infra-estrutura da Ford em uma entrevista.

ford5Trata-se de uma tese que visionários do passado previam, mas que só agora as modernas tecnologias permitem colocar em prática assim como outras coisas que pareciam impossíveis e que agora estão em moda, concluiu Tinskey.

O conceito inclui a estrutura de placas solares que utilizam lentes Fresnel para concentrar a luz solar sobre o teto do carro e, assim, aumentar a eficiência das células solares. O sistema foi desenvolvido em parceria com o Instituto de Tecnologia da Geórgia e, para melhor aproveitamento da luz solar, muda a posição das lentes para aproveitar o melhor ângulo de insolação, tanto da posição do carro como, também, pelo deslocameneto do Sol.

“É um concentrador de rastreamento sem os custos de um”, disse Tinskey . O carro também tem uma porta padrão para se conectar a uma estação de carregamento convencional. No ano passado, Ford estima que vendeu mais de 85.000 veículos híbridos e elétricos.

ford4

 

 

 

 

 

 

 

 

Notícias Relacionadas