PSB faz festa para receber filiação de Eliana Calmon

A ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon, vai se filiar nesta quinta-feira (19) ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), do governador de Pernambuco, Eduardo Campos. A magistrada pediu aposentadoria no dia 25 de novembro para ser candidata ao Senado Federal em 2014, na chapa para o governo da Bahia, encabeçada pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA).

“Vai ser um marco na nossa política”, declarou Lídice. “Estamos montando uma via de composição não tradicional, que independe de grandes partidos, e Eliana agrega esse valor de não fazer parte da política tradicional”, completou.

O presidente nacional da Legenda, governador Eduardo Campos, e a coordenadora nacional da Rede Sustentabilidade, ex-ministra Marina Silva, estarão presentes na cerimônia de filiação de Calmon.

Eliana Calmon foi a primeira mulher a ocupar o cargo de ministra em uma Corte Superior de Justiça, em 30 de junho de 1999. Ela ficou conhecida nacionalmente por ter afirmado, enquanto corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que no Brasil há muitos “bandidos de toga” e apresentou acusações de improbidade administrativa.

Por conta da declaração, foram iniciadas diversas investigações sobre a evolução patrimonial de juízes. “A imensa maioria dos 16 mil juízes do país é honesta, os bandidos são uma minoria”, afirmou na época. (Diário do Poder)

Notícias Relacionadas