Mudança radical. Sim, o Fiat Fiorino 2014 é um veículo inteiramente novo. Ganhou uma plataforma exclusiva e um visual totalmente novo, cresceu, recebeu novo motor, novo acabamento e novos equipamentos. O veículo custa a partir de R$ 38.540.
O Novo Fiorino cresceu no tamanho, ganhou maior capacidade para transportar cargas, agora leva até 650 kg, e recebeu uma nova motorização mais potente ? 1.4 EVO flex ?, o que aumenta a sua agilidade e versatilidade nos centros urbanos, garantindo que ele continue a ser a melhor opção tanto para as pequenas empresas quanto para os grandes frotistas.
A nova carroceria do Fiorino, projetada no Brasil pelo Centro Estilo Fiat, recebeu um visual com linhas mais fluidas e arredondadas, similares às do Novo Uno, que melhoraram a estética e a aerodinâmica do veículo. Totalmente remodelado internamente, ele ficou mais confortável e funcional. Também chega ainda mais completo, trazendo novos itens de segurança e conforto em sua lista de equipamentos. Reunindo conteúdos presentes em um carro de passeio a uma excelente capacidade de carga.
Referência de mercado e com quase 1 milhão de unidades produzidas desde seu lançamento, em 1980, o Fiat Fiorino sempre foi pensado e projetado para enfrentar com tranquilidade e confiabilidade as mais diversas condições de trabalho solicitadas pelo dia a dia. E isso é plenamente reconhecido pelos clientes. Agora, com as novas mudanças, o Novo Fiorino 1.4 EVO Flex 2014 ficou mais moderno, bonito, prático, confortável, econômico e seguro.
Maior moderno
O Fiat Fiorino 2014 chega totalmente novo. Com a nova plataforma mais moderna, o comercial leve da Fiat cresceu em tamanho, ficando 200 mm mais comprido, 21 mm mais largo, 27 mm mais alto e com um entre-eixos 140 mm maior. Ou seja, o modelo que já era referência em tamanho no segmento ficou ainda melhor. Sua capacidade de carga também foi ampliada, passando a transportar até 650 quilos, e suas formas mais fluidas melhoram a estética e a aerodinâmica, proporcionando um maior size impression ao modelo.
Acompanhando o pacote de evoluções programado para o veículo, sua suspensão traseira também é inteiramente nova, com concepção e arquitetura derivadas da picape Strada, oferecendo mais segurança e conforto ao dirigir.
Sua frente mais moderna e robusta, similar a do Novo Uno, vem com o para-choque na cor preta, que opcionalmente pode vir pintado na cor do carro. Sob ele foi posicionado um novo defletor aerodinâmico, que tem a função de melhorar o fluxo de ar sob o carro e diminuir o consumo de combustível.
Os frisos de proteção laterais, de série, reforçam a robustez do modelo e também protegem a lateral, trazendo a marca Fiorino na parte traseira do friso. Os novos espelhos retrovisores externos, com maior tamanho, permitem a ampliação do campo de visão no trânsito e nas manobras. A lateral do compartimento de carga também traz estampado o “Quadrado Redondo”, reforçando o conceito “Round Square” do novo design do modelo.
As lanternas traseiras ficaram maiores e mais funcionais, melhorando a sinalização e a segurança. O novo para-choque traseiro está mais resistente e sua conformação estética faz com que ele se incorpore às laterais. Agora ele também é funcional, vem na cor preta, mas pode ser pintado na cor do carro. O Novo Fiorino passa a oferecer sensor de estacionamento como item opcional, um conforto ainda maior nas manobras do dia a dia.
Destaque para as portas do compartimento de carga assimétricas com abertura de 180°, que traz ainda a marca Fiat estampada na tampa. Elas oferecem abertura em dois estágios. Em uma primeira fase ficam travadas quando formam um ângulo de 90º em relação à carroceria; depois de destravadas, podem ser abertas (180º) totalmente. A maçaneta da porta foi posicionada verticalmente, facilitando a sua abertura e o manuseio de cargas. Opcionalmente as portas traseiras podem vir providas de vidros, oferecendo melhor visibilidade. Nesse caso, automaticamente, o Fiorino passa a contar com vidro na parede divisória.
Interno confortável e prático
O interior do Fiorino 2014 também foi inteiramente renovado, com design mais moderno, novo acabamento e novos conteúdos que elevam o nível de sofisticação do produto. Ainda melhorou a ergonomia, o acesso aos comandos e a praticidade interna, com a maior quantidade de porta-objetos espalhados pelo veículo.
O painel, também derivado do Novo Uno, recebeu um novo quadro de instrumentos com melhor visualização. Ele traz duas alternativas para o consumidor: base e luxo. A versão base vem com velocímetro, indicadores de combustível e temperatura (digitais) e hodômetro totalizador e parcial. Na versão de acabamento luxo ele conta com: velocímetro, indicadores de combustível e temperatura (digitais), hodômetro totalizador e parcial, conta-giros e trip computer. O painel também conta com um porta-objetos posicionado do lado esquerdo do motorista, mas que é substituído por botões de comando quando o utilitário for equipado com trip computer. A tomada de força de 12V é item de série.
O console central do Novo Fiorino foi projetado de forma a incorporar um porta-copos duplo, e o pomo da alavanca de mudanças de marchas é o mesmo que vem no Novo Uno. No novo teto da cabine está localizado um console porta-objetos, de série, que também abriga a luz de iluminação do interior.
Os bancos receberam novo desenho e novos tecidos na sua forração. Eles são mais ergonômicos e confortáveis, sendo que o do motorista pode vir equipado com regulagem de altura. Também oferece como opcional volante com regulagem de altura e apóia-pé para o motorista. Os painéis das portas agora foram equipados com bolsa porta-objetos/garrafas, oferecendo maior praticidade na acomodação de itens no interior do veículo.