Economia brasileira encolheu até 0,5% no terceiro trimestre

Às vésperas da divulgação dos dados oficiais sobre o crescimento da economia brasileira no terceiro trimestre, analistas do mercado esperam recuo de até 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e serviços produzidos no país), na comparação com o trimestre anterior. Segundo pesquisa da Bloomberg com 24 economistas, a média das projeções é de queda de 0,3%. Já em relação ao terceiro trimestre de 2012, a estimativa é de alta de 2,4%.

A possível desaceleração da economia é esperada desde outubro, quando o PIB no segundo trimestre surpreendeu, com alta de 1,5%. Agora, os mesmos fatores que ajudaram a turbinar aquele resultado, como crescimento da agropecuária e aumento de investimento, devem comprometer os dados que serão divulgados pelo IBGE nesta terça-feira.

– O terceiro trimestre foi de economia praticamente estagnada. Muito por conta dos setores agropecuário (que teve um primeiro semestre fantástico), mas que recuou, e também na indústria de transformação. Pelo lado da demanda, o principal destaque é a formação bruta de capital fixo (indicador de investimento), que deve recuar, ao passo que o consumo das famílias deve crescer – afirma Bráulio Borges, economista-chefe da LCA Consultoria, que prevê recuo menos intenso que a média, de 0,2% frente ao segundo trimestre.(Marcello Corrêa, O Globo)

Notícias Relacionadas