Na última quinta-feira (2), o Twitter anunciou que pretende captar US$ 1 bilhão (R$ 2,2 bilhões) ao lançar uma oferta pública inicial de ações (IPO) na bolsa de valores americana, se tornando a maior oferta de uma empresa de tecnologia desde que Facebook entrou no mercado ações, em maio de 2012.
O site, fundado há apenas sete anos, teve seu valor estimando em US$ 10 bilhões. Mas, como explicar esse valor tão alto? E como exatamente o Twitter consegue gerar lucro?
Apesar de seus mais de 218 milhões de usuários por mês, a empresa ainda não faz dinheiro – ainda.
De acordo com documentos fornecidos pelo site a agências reguladoras dos Estados Unidos, o Twitter teve um prejuízo de US$ 69 milhões no primeiro semestre de 2013, diante de uma receita de US$ 254 milhões.
Mas os analistas dizem que a companhia está mostrando sinais sólidos de crescimento, com a receita passando de US$ 28 milhões em 2010 para US$ 317 até o fim de 2012.
Publicidade
O instituto de pesquisas eMarketer estima que a receita do Twitter obtida pela venda de anúncios crescerá mais de 100% até o fim do ano.
Quase o total da receita do Twitter – cerca de 85% – vem da publicidade no site. Há três principais maneiras de uma empresa ou uma pessoa anunciar no Twitter: promover um tweet que aparece na timeline das pessoas, promover a conta inteira ou promover as chamadas trends (ou seja, os tópicos mais populares).
O Twitter costuma cobrar de seus anunciantes de acordo com a quantidade de interação que o conteúdo deles gera.
Normalmente, um valor é determinado no começo da campanha e, depois, o anunciante paga por cada vez que alguem clica ou retuíta sua propaganda.
“Uma das vantagens do Twitter para o marketing – em contraposição à propaganda tradicional – é que eles trabalham duro para garantir que o anúncio não seja tão intrusivo”, diz Lara O’Reilly, jornalista da Marketing Week, uma revista britânica especializada em na indústria do marketing.
Qualquer coisa que interfira na experiência do usuário do Twitter pode reduzir o engajamento deles, o que acaba afastando os anunciantes, diz Lara.
“Não é um banner espalhafatoso que entra no meio do que você está lendo. É algo aparenta ser muito nativo do site.”