Privatização do Hospital Manoel Victorino gera protesto de funcionários e sindicato

Salvador – Em protesto contra o anúncio da Sesab (Secretaria de Saúde da Bahia) sobre a privatização do Hospital Manoel Victorino, um dos mais tradicionais da rede pública do Estado, trabalhadores, pacientes e dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado (Sindsaúde-Ba) promovem manifestação nesta quarta-feira (28), em frente à unidade, em Nazaré, às 8h30. O protesto visa chamar atenção da população para o risco que o modelo de gestão via terceirização por Organização Social (OS) representa.

Referência em ortopedia e traumatologia, o Hospital Manoel Victorino é o único de retaguarda nessas especialidades para a rede estadual. Para o Sindsaúde, a mudança de gestão para a iniciativa privada poderá acarretar prejuízos aos usuários do SUS, como a seleção de pacientes, já que as gestões privadas possuem um número de atendimento preestabelecido em contrato. “Não queremos que o governo faça leilão com os hospitais públicos da Bahia, investindo dinheiro para repassar à iniciativa privada”, alerta a direção da entidade.

Os trabalhadores e o Sindsaúde-Ba cobram do governo do estado uma ampla discussão sobre a privatização da saúde na Bahia, em defesa da garantia de um atendimento de qualidade e dos direitos dos funcionários. Além disso, o governo desrespeita a todos quando decide privatizar o hospital, um bem público, sem ouvir a população e os trabalhadores representados nos Conselhos de Saúde.

Outra preocupação dos servidores do Hospital Manoel Victorino é em relação à insegurança sobre o futuro profissional, uma vez que não há garantia legal nem interesse da empresa privada que vier a assumir o contrato do hospital em mantê-los.
O Sindsaúde vem realizando diversas ações contrárias às privatizações da saúde denunciando a situação aos conselhos Nacional e Estadual de Saúde e ao Ministério Público Estadual, exigindo do governo o fim das privatizações na Saúde e concurso público já para todas as categorias.

Notícias Relacionadas