Inspeção da ONU na Síria terá início nesta segunda-feira

AGÊNCIA ANSA

Nova York – Inspetores da Organização das Nações Unidas (ONU) iniciarão nesta segunda-feira, dia 26, as investigações sobre o suposto uso de armas químicas na Síria.

O governo de Bashar al Assad se comprometeu a cooperar nas investigações “para demonstrar que as acusações dos grupos terroristas [como chamam as forças rebeldes] sobre o uso de armas químicas pelas tropas sírias” nas proximidades de Damasco “são falsas”, apontou a Chancelaria da Síria.

Washington, por sua vez, tem “poucas dúvidas” sobre o uso dos armamentos contra civis na Síria, informou a imprensa norte-americana citando fontes do governo. Os serviços de inteligência e a Casa Branca se baseiam “no número reportado de vítimas, nos sintomas daqueles que morreram e em testemunhos”, explicou a fonte anônima.

Mais de 350 pessoas morreram na Síria com sintomas neurotóxicos, informaram fontes da organização Médicos sem Fronteiras ontem, dias após rebeldes denunciarem o uso de armas químicas por parte do governo de Bashar al Assad. Desde o dia 21, 3.600 pessoas procuraram ajuda do grupo. (Ansa Brasil)

Notícias Relacionadas