Ministro da Saúde receberá primeiros médicos estrangeiros a chegar ao país

Yara Aquino e Aline Leal Valcarenghi
Repórteres da Agência

Brasília – Os médicos estrangeiros que vão atuar no Programa Mais Médicos começam a chegar ao Brasil na tarde de hoje (23). Eles desembarcam em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza, onde permanecerão por três semanas – entre 26 de agosto e 13 de setembro – participando de curso sobre o programa de saúde pública brasileira e língua portuguesa. Eles devem iniciar o trabalho nos municípios no dia 16 de setembro.

Em Brasília, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, receberá cinco médicos estrangeiros. Eles ficarão hospedados em alojamento militar e farão o curso na Universidade de Brasília. O Ministério da Saúde informou que, ao todo, organizou a vinda de 244 médicos com diploma no exterior. Além desses, 48 estão apresentando documentos para emissão de passagem a tempo de participar do primeiro ciclo de avaliação.

Na última quarta-feira (21), ministério anunciou que, além dos profissionais estrangeiros que se inscreveram individualmente no programa, foi firmado acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para trazer, até o final do ano, 4 mil médicos cubanos. Eles vão atuar nas cidades que não atraírem profissionais inscritos individualmente no Mais Médicos. Até a próxima segunda-feira (26), os primeiros 400 médicos cubanos devem chegar ao Brasil.

Notícias Relacionadas