Terminal obsoleto de Vera Cruz, na Ilha, deixa povo sem transporte por mais de 3 horas.

Enquanto a maré não sobe, embarcações ficam paradas no Terminal Náutico. Entenda o caso: o Terminal Hidroviário de Vera Cruz tem apenas 50 anos em operação. É preciso fazer dragagem do canal para que o serviço não seja interrompido e a população prejudicada.
Entenda o caso – Enquanto a maré não sobe, embarcações ficam paradas no Terminal Náutico, em Salvador. O Terminal Hidroviário de Vera Cruz, administrado pela prefeitura daquele município e Derba, tem ”apenas” 50 anos em operação. É preciso fazer dragagem do canal para que o serviço da travessia não seja interrompido e a população prejudicada. Basta a dragagem. Coisa simples. O assoreamento aumenta a cada dia e por isso os períodos de parada da travessia estão aumentando.

Salvador – A Astramab (Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia) informa aos usuarios da travessia Salvador-Mar Grande, que o sistema suspendeu o atendimento hoje (20), às 7h30 por força da maré baixa. A parada vai até às 10h30. Com maré baixa, o Terminal Hidroviário de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, não oferece condições para que as embarcações atraquem, por falta de profundidade do seu canal.

Quando retomar as operações às 10h30, oito embarcações estarão em tráfego, oferecendo horários de saída de 30 em 30 minutos ou a cada 15 minutos, se a demanda exigir. Hoje o último horário saindo de Salvador será às 20h e de Mar Grande às 18h30m.

A linha Salvador-Morro de São Paulo segue operando com conexão em Itaparica devido às condições desfavoráveis de navegação, com ventos fortes e mar agitado, no percurso entre Salvador e a Ilha de Tinharé. Os catamarãs zarpam do Terminal Náutico, atracam em Itaparica, de onde os passageiros seguem via terrestre até a Ponta do Curral (Valença) e fazem a travessia para o Morro. Os horários para o Morro são os seguintes: 8h30, 9h, 10h30, 13h30 e 14h; Já as saídas de Morro de São Paulo para Salvador são às 9h, 9h30, 12h30 e 15h. As escunas de turismo que fazem o passeio pelas ilhas da Baía de Todos os Santos não operam nesta terça-feira devido à instabilidade do tempo.

Notícias Relacionadas