A Volkswagen promoveu hoje a avant-première do Novo Golf, que chega ao mercado brasileiro para estabelecer novos níveis de tecnologia, sofisticação, conforto e segurança em seu segmento. O evento ocorreu no Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, com a presença de cerca de 1.000 convidados. Segundo a Volkswagen, as vendas no país começam em setembro. Ainda não foram divulgados os preços.
Os motores utilizados no Novo Golf são exclusivamente TSI, turbocomprimidos e com injeção direta (quatro válvulas por cilindro e quatro cilindros).
A empresa está oferecendo duas versões do Novo Golf no mercado brasileiro: Highline e GTI. A versão Highline 1.4 TSI BlueMotion Technology de 140 cv conta com opções de transmissão manual de seis velocidades ou transmissão automática DSG de sete velocidades com função “Tiptronic”. Já a versão esportiva GTI é equipada com o motor 2.0 TSI de 220 cv e transmissão automática DSG de seis velocidades com função “Tiptronic”.
O Novo Golf foi aperfeiçoado em todas as áreas. Os modelos Golf da sétima geração vendidos no mundo serão equipados de série com sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois do tipo cortina e um de joelho para o motorista) e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC).
Também serão equipamentos de série o rádio CD Player com tela sensível ao toque, freios com sistema “Multicollision Brake”, freio de estacionamento eletromecânico com função “Auto Hold”, bloqueio eletrônico do diferencial “XDS”, alerta de perda de pressão dos pneus e sistema Start-Stop.
Pela primeira vez o Golf é oferecido com um sistema de seleção do perfil de condução (opcional). Por meio da tecla “Mode”, localizada ao lado da alavanca de câmbio, é possível selecionar quatro modos de condução: Eco, Sport, Normal e Individual.
Totalmente novo, o Golf será o primeiro veículo desenvolvido com a nova Matriz Modular Transversal (MQB) a ser comercializado pela Volkswagen no Brasil. O modelo foi completamente reprojetado em várias áreas – carroceria, interior, motores, recursos de infotainment e sistemas de assistência ao motorista.
Novo Golf GTI é o mais potente da história
Até hoje, cerca de 2 milhões de unidades do Golf GTI foram produzidas na fábrica da Volkswagen em Wolfsburg e vendidas em todo o mundo. Em 1976, quando o GTI foi criado, ninguém poderia prever tamanho sucesso. O planejamento previa fabricar 5 mil unidades, de um carro que se tornou o maior sucesso de seu tipo em todo o mundo. Um fenômeno.
O Novo Golf GTI se distingue dos outros carros da série por vários itens adicionais e pelo emblema GTI. No exterior, eles incluem pinças de freios exclusivas na cor vermelha e lanternas traseiras com iluminação em LED, assim como ponteira do escapamento, (uma à direita e outra à esquerda) com “design GTI”. Também de série no Golf GTI mais potente, rápido e econômico de todos os tempos são as novas rodas de liga leve aro 17 (modelo “Brooklin”) com pneus 225/45 R17.
O Novo Golf GTI é equipado com um avançado motor TSI – um motor a gasolina de dois litros de cilindrada, turboalimentado e com injeção direta, com cabeçote com novo design. O 2.0 TSI gera 220 cv entre 4.500 e 6.200 rpm. A conhecida alta agilidade do Golf GTI foi elevada mais uma vez, em relação ao modelo anterior.
Sistema infotainment de última geração
A Volkswagen está equipando o Novo Golf com uma nova geração de sistemas de rádio e rádio/navegação com designs completamente novos. Todos os sistemas têm telas sensíveis ao toque. A nova geração de aparelhagem é oferecida em três versões e telas de dois tamanhos diferentes: 5,8 polegadas e 8 polegadas.
Pela primeira vez, a Volkswagen está introduzindo telas com sensores de proximidade: assim que o motorista ou o passageiro da frente movimentam a mão próximo à tela sensível ao toque, o sistema automaticamente passa do modo display para o de entrada.
O modo display mostra uma tela reduzida apenas ao essencial. No modo operacional, por outro lado, os elementos que podem ser ativados através de toques são destacados para simplificar a utilização intuitiva. As telas também têm uma função que permite que as listagens sejam roladas ou que as capas dos CDs na biblioteca de mídia sejam selecionadas rapidamente.