Estados Unidos anunciam reabertura de 18 embaixadas fechadas

AGÊNCIA ANSA

Washington – O Departamento de Estado norte-americano informou hoje, dia 10, que 18 das 19 sede diplomáticas fechadas nos últimos dias serão reabertas na próxima semana. A chancelaria dos EUA não explicou as razões da reabertura, após o fechamento provocado por uma ameaça de ataques terroristas.

Entretanto, a embaixada no Iêmen permanecerá fechada assim como o consulado de Lahore, no Paquistão, evacuado nos últimos dias por uma outra ameaça terrorista. O anúncio do Departamento de Estado foi realizado após a coletiva de imprensa do presidente Barack Obama que defendeu as medidas antiterrorismo tomadas pelos Estados Unidos e que ressaltou como Al-Qaeda continue sendo uma ameaça, mesmo se enfraquecida.

Segundo fontes diplomáticas, um projeto de atentados elaborado por Al-Qaeda teria levado a decisão de fechar as sedes diplomáticas e evacuar os funcionários. Para o Wall Street Journal os serviços de inteligência norte-americanos teriam interceptado uma comunicação do chefe da rede terrorista na península árabe, Nasser al-Whaychi, que planejava os ataques. O sucessor de Osama Bin Laden na liderança de Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri, teria se limitado a aprovar o plano. (Ansa Brasil)

Notícias Relacionadas