Topiqueiros realizam manifestação contra a Agerba e fecham pista da BA-001

Salvador – Os topiqueiros de Santo Antonio de Jesus e cidades circuvizinhas estão realizando nesta manhã uma manifestação contra a Agerba (Agência de Regulação de Transportes da Bahia), para protestar pela não regulamentação do sistema de transporte alternativo da região. Enquanto isso não ocorrer, eles são considerados clandestinos e sujeitos às penalidades previstas pela lei do transporte intermunicipal de passageiros, como multas e apreensões dos veículos.

O protesto acontece na BA-001, no entrocamento de Salinas da Margarida. O trânsito foi fechado em uma das duas pistas da rodovia e existe muita lentidão para os motoristas que se deslocam no sentido da Ilha de Itaparica e para as cidades do Recôncavo.

“Resolvemos paralisar o transporte hoje em protesto. O deputado Marcelo Nilo (PDT), presidente da Assembleia Legislativa, disse quando esteve com os representantes da cooperativa que deveríamos ir até Salvador e procurá-lo para juntos entrarem em contato com a Agerba e tentar resolver a situação. Tentamos entrar em contato com a Agerba, mas nada foi resolvido”, explicou José Shell, representante da categoria.

Ele informou que atualmente 300 trabalhadores (donos de topiques) estão sendo prejudicados e sofrem perseguição da Agerba. “A prefeitura e a Associação Comercial de Santo Antonio de Jesus entendem que quem traz a renda pra a cidade somos nós. Se os topiqueiros pararem, a cidade para”, disse ele.

Notícias Relacionadas