Salvador – A Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), promove até sexta-feira (2) o Balcão do Consumidor, no andar térreo do Shopping Iguatemi. A ação, iniciada pelo setor de Educação e Divulgação no local na segunda-feira (29), busca atender e orientar o público sobre Direito do Consumidor, constatação de pendências nas relações de consumo, formalização de reclamações judiciais, cumprimento do Código de Defesa do Consumidor e acompanhamento de abertura de processo, entre outros.
O balcão funciona das 9h às 22h e atende, em média, até trinta pessoas por turno. De acordo com um dos atendentes, Sérgio Carlos de Souza, o interesse da população na busca de orientação é grande, principalmente a juros abusivos de cartão de crédito, financeiras e operadoras. “Buscamos sempre orientá-los para que possam exigir os seus direitos”, afirmou.
O comerciante Antonio Soares Nascimento foi uma das pessoas que buscaram atendimento no Balcão do Consumidor. “Vim tirar dúvidas sobre o financiamento abusivo de uma concessionária. Estou satisfeito com o atendimento e vou continuar com os trâmites legais para tentar resolver esse problema”.
O estudante universitário Fabrício Ferreira Santos também procurou o serviço para saber sobre o que fazer para conseguir o ressarcimento de parcelas pagas à faculdade, já que conseguiu o Financiamento Estudantil (Fies). Na ocasião, foi orientado a buscar ajuda judicial e ficou sabendo que a própria Codecon oferece o serviço. Além do Balcão do Consumidor, a população também pode entrar em contato com a Codecon na sede do órgão, localizada na Rua Chile, 3, Edifício Santa Casa, Centro, ou através dos telefones (71) 2203-3417 ou 2203-3418.