Salvador promove campanha de combate às hepatites virais

Salvador – Até sexta-feira (2), acontece em Salvador a XI Semana Baiana de Divulgação das Hepatites Virais e Semana de Diagnóstico de Hepatites Virais. Promovida pelo grupo Vontade de Viver, a ação conta com apoio da Secretaria Municipal da Saúde e visa chamar atenção para doença e a importância do diagnóstico precoce, uma vez que a hepatite viral é silenciosa e provoca inflamação no fígado, podendo levar à morte. Somente na capital baiana, a doença atingiu 2.865 pessoas (incluindo todos os vírus) entre 2008 e 2013, sendo 280 apenas este ano.

Nesses dias, a população soteropolitana poderá fazer gratuitamente testes rápidos para detecção das hepatites virais, HIV e sífilis no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA – Dendezeiros) e Serviço Municipal de Assistência Especializada (Semae – Liberdade). Os testes também podem ser feitos no estacionamento externo do Salvador Shopping, em frente ao Hospital Sarah, através de um ônibus adaptado.

Além dos testes rápidos, estão previstas ainda nesta semana uma série de atividades educativas com distribuição de folhetos informativos nos Hospitais Irmã Dulce e Manoel Vitorino, Estação Rodoviária de Salvador e no Shopping Pituba Parque Center.

Notícias Relacionadas