Processo contra Silvio Berlusconi será julgado nesta terça-feira

AGÊNCIA ANSA

Roma – O Tribunal de Cassação de Roma, a Suprema Corte italiana, pronunciará uma sentença amanhã, dia 30, sobre o processo conhecido como “Mediaset”, onde o ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi é acusado de fraude fiscal.

Berlusconi já foi condenado em segundo grau a quatro anos de prisão e cinco de interdição dos cargos públicos. Se a Suprema Corte confirmar a sentença de segundo grau, Berlusconi seria obrigado a deixar seu assento no Senado italiano e não poderia se candidatar nas próximas eleições.

Entretanto, devido a sua idade, 78 anos, ele não seria obrigado a cumprir pena na cadeia, mas poderia beneficiar da prisão domiciliar. Muitos analistas políticos avaliam que a condenação de Berlusconi poderia significar o fim do governo de Enrico Letta, que é apoiado pelo Povo da Liberdade (PDL), bancada do ex-premier.

No entanto, Letta declarou hoje, dia 29, que está “tranquilo” e que não “ocorrerão terremotos” após a decisão da Suprema Corte. “Não tenho medo. A Itália é mais estável do esperado. Estou continuando a trabalhar sereno sobre os programas do próximo ano. Sempre pensei que os julgamentos não devem ser comentados e não mundo meu pensamento em 24 horas”, afirmou Letta, que está em visita oficial à Grécia. (Ansa Brasil)

Leia também:

Notícias Relacionadas