Programa Trilha abre 3.500 vagas gratuitas de qualificação

Salvador – Qualificar e inserir jovens baianos de baixa renda em atividades produtivas em postos formais de trabalho ou em atividades empreendedoras. Este é o objetivo principal do programa Trilha 2013, cujas inscrições vão até 31 deste mês, nas unidades do SineBahia.

O programa, do governo estadual e executado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), oferece 3.500 vagas gratuitas de qualificação em 25 municípios baianos.

Agente de cultura, confeccionista, gastronomia, mecânica náutica e mobilizador de redes sociais são alguns dos 37 cursos oferecidos pelo programa. Eles terão carga de 400 horas/aula, sendo 100 de qualificação social, 250 de qualificação profissional e 50 para orientação e elaboração do trabalho final de curso.

Podem se inscrever jovens de 16 a 29 anos que tenham concluído ou que estejam frequentando regularmente o ensino médio na rede pública (ou cursos do programa Educação de Jovens e Adultos) e que pertençam a famílias cadastradas no Bolsa Família.

O Trilha está dividido em grandes áreas da qualificação social e profissional. Há cursos nos segmentos de arte e cultura, comércio e serviço, turismo e hospitalidade, metal mecânica, beleza e estética, esporte e lazer e tecnologia da informação.

As aulas começam em agosto e têm duração de cinco meses. Para se inscrever, é necessário preencher a ficha no local, apresentando cópia do RG, CPF, cartão do Bolsa Família (do inscrito ou do responsável) e os comprovantes de escolaridade e residência.

O jovem interessado só poderá se inscrever no município onde tiver atestado de residência. Em Salvador, as inscrições acontecem apenas na Unidade Central (Avenida ACM, 3359, Edf. Torres do Iguatemi).

O programa terá uma lista de reserva, caso a procura seja maior que a oferta, já que existem critérios básicos de seleção pré-determinados no sistema, como maior escolaridade, idade, além dos jovens que são pais ou mães. Também não haverá curso noturno e a convocação dos selecionados será feita por telefone.

Notícias Relacionadas