Frio deve permanecer até o fim da semana em várias regiões

 Agência Brasil

Brasília – O frio permanece, hoje (24), em várias regiões do país. A previsão é que a temperatura comece a subir no sábado (27), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). “É normal ocorrer frio em julho. Nesta época do ano a massa de ar frio passa pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país”, explica o meteorologista Hamilton Carvalho.

Para o meteorologista do Inmet do Rio Grande do Sul (Inmet-Sul), Rogério Rezende, de maio até setembro o frio é normal. “O frio neste período é normal, mas normalmente ele não fica tanto tempo [não dura tantos dias seguidos], como o que tem acontecido este ano, não é usual, mas o frio em julho é sempre comum”, explicou Rogério.

A capital federal, Brasília, amanheceu coberta pela névoa úmida. Já por volta das 9h o sol começou a aparecer, apesar do frio. O Inmet, no entanto, prevê para a tarde, mais neblina, principalmente no fim do dia. Na madrugada foi registrada temperatura mínima de 12 graus Celsius (ºC). A previsão para hoje, no Distrito Federal, é que a temperatura máxima chegue a 23 ºC. A umidade relativa do ar deve variar entre 95% e 40%.

No Rio de Janeiro o céu, encoberto de chuva, deverá permanecer até o fim da semana. Em algumas regiões do estado, a temperatura mínima chegou a 7ºC e a máxima para hoje está prevista em 20ºC. Já na capital fluminense, a madrugada teve temperatura mínima de 12ºC e a máxima prevista para hoje é 18ºC. Para amanhã (25), a previsão também é chuva com temperatura oscilando entre 12ºC e 19ºC, no Rio, e de 8ºC a 22ºC, no estado.

No Sul, há geada em vários municípios. Apenas nas cidades do litoral as temperaturas não foram negativas. Segundo o meteorologista Rogério Rezende, do Inmet do Rio Grande do Sul, a geada atingiu 15 cidades do estado e 15 em Santa Catarina. No Paraná, 44 cidades estão com temperaturas abaixo de 0ºC.

A previsão é que o frio permanecerá durante toda a semana. “A partir de sábado (27) a temperatura vai ter uma ligeira alteração”, disse Rogério. Ele acrescentou que, nos estados da região, o frio começará a diminuir. O meteorologista informou que, no Rio Grande do Sul, por exemplo, a temperatura, a partir do fim de semana, oscilará de 3ºC a 4ºC. Já a previsão para Santa Catarina e Paraná é que apresentem, a partir de sábado, temperaturas mínimas e máximas entre 1ºC e 2ºC, disse o meteorologista do Inmet.

Notícias Relacionadas