E a licitação do ferryboat, vai ter ou não vai? O governo não diz nada!

Entregue pelo vice-governador Otto Alencar dia 24 de janeiro, o ferry "Rio Paraguaçu" está há mais de dois meses parado em Bom Despacho. A Internacional Marítima nada divulga sobre a situação. Nesse navio foram gastos mais de R$ 4 milhões. (Foto: Jornal da Mídia, 21/07/2013)
Entregue pelo vice-governador Otto Alencar dia 24 de janeiro, o ferry “Rio Paraguaçu” está há mais de dois meses parado em Bom Despacho. A Internacional Marítima nada divulga sobre a situação. Nesse navio foram gastos mais de R$ 4 milhões. (Foto: Jornal da Mídia, 21/07/2013)
REDAÇÃO DO JORNAL DA MÍDIA

Salvador – Pelo prazo de seis meses divulgado pelo Governo do Estado, através da Agerba e Seinfra, a licitação para a escolha de uma nova concessionária para explorar o Sistema Ferryboat termina em 14 de setembro. A empresa do Maranhão Internacional Marítima tem um contrato emergencial de seis meses, assinado em 14 de março. Pela lógica e segundo a lei, contrato emergencial é improrrogável.

O governo não divulga mais nada sobre o assunto licitação. Faz segredo. O silêncio é bem parecido com o processo de 2006, quando a TWB de repente apareceu como vencedora de uma ”licitação” da qual somente ela “disputou”. Apesar de ter comprovadamente o controle da imprensa da Bahia, com a mídia almoçando muito bem, o Governo do Estado precisa ter cuidado e ser mais transparente com esse caso.

Enquanto isso, usuários sentem no dia a dia que nada mudou no ferryboat depois da saída da TWB, apesar de o governo ter despejado mais de R$ 40 milhões de recursos públicos para “recuperar” os navios e ter prometido um serviço de qualidade à população. Os navios “reformados” já são encontrados parados e enferrujados e dificilmente existem mais que três em tráfego, de um total de sete.

Para Otto, o ferry vai bem, obrigado – Usuária diária do ferryboat, a empresária Lenise Ferreira, que é presidente da Associação Comercial de Vera Cruz, ficou uma arara quando soube de declarações feitas em uma emissora de rádio pelo vice-governador Otto Alencar, segundo as quais o ferry está funcionando “muito bem” com a Internacional Marítima.

A empresária convidou a emissora para deslocar um repórter para acompanhá-la numa travessia entre Salvador e Bom Despacho. Assim o repórter poderia constatar a realidade enfrentada diariamente pelos usuários, que na verdade é muito diferente daquela que o gooverno alardeia e difunde em sua propaganda massificada, muito questionada pelos gastos exorbitante e tida como enganosa.

“É preciso mostrar os banheiros sujos, sem àgua, outros alagados, o mal cheiro invadindo os salões de passageiros, alguns totalmente insalubres, inseguros e desconfortáveis. Atrasos nos horários oficiais das travessias. Esta semana cheguei a elogiar que neste aspecto havia melhora, ontem o ferry das 20 hs partiu às 20:30. A buraqueira nos terminais, a degradação do patrimônio público, as embarcações recém reformadas se debatem contra as pedras e ferragens expostas nas gavetas de atracação”, disse Lenise em seu convite à emissora de rádio.

O Estado desembolsou mais de R$ 40 milhões para "reformar" os navios. Os serviços foram feitos pela maranhense Internacional Marítima e pela baiana Lumar. Vejam só o estado do "Maria Bethânia" por fora. Por dentro o quadro é de sucateamento. Foto: Jrnal da Mídia, 21/07/2013).
O Estado desembolsou mais de R$ 40 milhões para “reformar” os navios. Os serviços foram feitos pela maranhense Internacional Marítima e pela baiana Lumar. Vejam só o estado do “Maria Bethânia” por fora. Por dentro o quadro é de sucateamento. Foto: Jornal da Mídia, 21/07/2013).
E o Edital de licitação vai sair? – A presidente da Associação Comercial de vera Cruz afirma que a Internacional Marítima reduziu o número de empregados e ficou comum para o usuário encontrar apenas um caixa disponível para venda de passagens nos terminais. E alfineta o secretário Otto Alencar:

“Se ele (Otto Alencar) não conhece a verdade, não deveria se manifestar na defesa de um sistema maltratado, que humilha e envergonha nosso Estado”.

Mais adiante, Lenise Ferreira questiona o secretário da Seinfra, cuja pasta é responsável pela “regulação e fiscalização” do ferryboat, através da Agerba:

”Eu gostaria de ouvir do vice governador e secretário de Infraestrutura respostas para os seguintes questionamentos:

– Porque ainda não foi publicado edital de licitação para exploração da travessia de ferry boat? Fala-se em prorrogação do contrato emergencial que vence em setembro/13. Deixar licitação para ano eleitoral me parece pouco recomendável, aos olhos do povo, claro;

– Por que a Seinfra repassou para a TWB R$ 19.800.000,00 de outubro a dezembro de 2012, período da intervenção e R$ 5.000.000,00 em fevereiro de 2013, dados publicados no site Transparência Bahia, do Governo do Estado. Vale salientar que foi publicado pelos diversos meios de comunicação o relatório da Fipecafi que comprova os atos ilícitos da TWB e que foi anunciada a indisponibilidade de bens dos sócios da TWB como forma de recuperar os muitos milhões desviados do sistema.

– Porque a Seinfra permite que o estacionamento de São Joaquim continue sendo explorado pela TWB através da empresa em nome da esposa do Sr. Reinaldo Pinto dos Santos?

– Por que outros terminais da região de Valença e Morro de São Paulo continuam sendo exploradas pela TWB?

– Por que a licitação do Terminal Rodoviário de Itaparica ainda não passou por processo licitatório desde que foi retomado das mãos da TWB, que também explorava irregularmente?

Me parece que, diante de tanta permissividade com quem tanto mal causou ao povo e cofres baianos, justifica a postura do vice governador ao defender uma travessia de péssima qualidade que tanto sofrimento causa a todos nós”.

O Fim do Hora Marcada – Lenise Ferreira critica ainda a Agerba e a Internacional Marítima por terem acabado com o sistema de hora marcada, sob a alegação de que existiam poucas embarcações em tráfego.

“Agora que, segundo Oto Alencar, temos ”sete embarcações” (na verdade apenas 5), eles dizem (a Internacional Marítima) que o povo está querendo mordomias. Nós que utilizamos diariamente este meio de transporte para trabalhar, estudar, ir a médicos, audiências, contávamos antes com um cartão por nome SIBE que funcionava como um Smart Card, colocávamos créditos para uso em todo o mês e desta forma não enfrentávamos as longas filas. Esse seerviço também foi extinto”, denunciou.

internacionalmaritima

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19 Comentários

  1. Grisalho

    triste fim do sistema ferry boat, conseguiram encontrar uma empresa pior que a TWB e que a agerba diz ser uma empresa com sólidos conhecimentos.. enquanto estiverem as pessoas que estão dirigindo a agencia reguladora, não teremos qualidade no ferry.

  2. Jota Consultor

    O que me admiro é que colocam uma pausa nessa questão do ferry e depois tentam retomar com um Play.
    Os idosos não tem mais vez, o deficiente piorou, os mortes aff esses são os unicos que tem prioridade por aque ai de feder em algumas horas.
    Que saudade do nosso Interventor Bruno Morais, com todos os defeitos esse sim aos trancos e barrancos com alguns fazendo cara feia…ainda assim atendia o pessoal, mandava colocar mais carro, mandava colocar mais idosos e as autoridades todas enciumadas com isso.
    Mas o que me lamenta mesmo é o que fizeram com Samir, por que eles eram os bons bons …. KD resolveram?

  3. Cláudio Lima, Garcia - Salvador-Bahia

    Realmente é uma coisa vergonha esse sistema. O secretário tava falando tão bem, enrolando os radialistas dizendo que a coisa agora é uma maravilha que ele foi buscar dois navios na Grécia pra o ferry, que a empresa atual é coisa do primeiro mundo eu pensei até que estivessem mudado tudo no ferryboat. Tomei um choque de gestão aí lá vai eu otário pru ferry sexta feira de tarde..Me lasquei todo, minha mulher se irritou com meu estresse, brigou comigo, eu briguei com ela. Isso no inverno contei os naios só haviam três rodando, a lanchonete vendendo uma cerveja quente miserável por R$ 3 reais, pãozinho dormido requentado no micro onda, o sanitário do terminal em bom despacho na volta tomei um susto com a fedentina. Não dá pra acreditar que esses caras falam é tudo coisa de interesse.

  4. Paraná

    procurem investigar mais sobre a licitação que vocês terão um bom prato. Tudo armadinho, bonitinho uma verdadeira obra de engenharia licitatória. investiguem mais e é possível que vocês descubraam

  5. Parentinho

    Eu, morador da Ilha de Vera Cruz. Assustado com as frequentes ondas de manifestações, temo pelo que pode acontecer. Pois, ninguém, nem da Internacional/agerba. Coloca um fim nestas especulações, pessoas que estão tentando buscar/fazer politica em cima desta situação. Não deveriam nem passar perto de tais comentarios. Precisamos de retorno, respostas de imediata no que se diz respeito a estes problemas. Que o sistema tá um verdadeiro caos, isto nós sabemos. Que as pessoas a frente das empresas responsaveis não resolvem nada. E ainda para quem não sabe. Tem um boato de que querem retirar a tarifa povão. Que segundo comentários que rolam nestes últimos dias. É que só vai ter tal tarifa quem recebe o cartão bolsa familia. Oras bolas, quem recebe bolsa familia não trabalha. Quem realmente precisa de ir e vir todos os dias, não recebem tal benefícios. Pessoas que assim como eu, trabalham em Salvador/Camaçari/Candeias/ Simões filho. Quem vai colaborar com eles? Pedimos as autoridades que se pronunciem o mais rapido possivel.

  6. Valeria Pestana

    Os contribuintes baianos precisam se mobilizar para acompanhar essa licitação.

    Onde tem PT, tem maracutaia.

  7. Fedegoso

    Dona Valéia Bestana, para lhe refrescar a cuca:
    1) O secretário que é o porreta do negócio foi governador pelo PFL, aquele mesmo partido que depois virou DEMO.
    2) Atualmente o secretário é filiado e fundador do PSD.

    DONA BESTANA, PERGUNTO-LHE: A MARCATUAIA QUE DIZ QUAL É? ELA É FEITA POR QUE PARTIDO?

  8. Henrique — vera cruz, Bahia

    Mais uma vez quero parabenizar a Lenise Ferreira por sua atenção e preocupação com os problemas da Ilha de Itaparica. Eh uma pena que um local tão bonito, em frente a Salvador, seja tão abandonado pelo governo. A ilha virou referência pela violência, pela falta da presença do estado e pela incompetência dos dos prefeitos. Esse ferry boat envergonha qualquer visitante. Esse Oto Alencar não sabe o que diz e pensa que vai ficar iludindo a todos com suas mentiras.

  9. Irineu Santos

    Nesse ponto aí concordo com Fedegoso. Oto Alencar era do mesmo grupo que estava no governo De Paulo Souto que deu de mão beijada o ferry para os paulistas. O PT não tinha nada a ver.

    Entranho mesmo eh hoje o governo do PT deixar a coisa entregue. Recentemente presenciei uma palestra do Gabrielli na ACHO sobre a ponte Salvador…Itaparica e o mesmo disse que não queria nem saber de ferry boat, que eh o sistema uma coisa arcaica, velha e superada.

    Como que querendo dizer que o responsável eh quem cuida no caso OTTO ALENCAR. Disse ainda Dr Gabrielli “eu não seu nem quem eh que toma conta daquilo”.

    Portanto não me venha a Sra Pestana dizer que eh o PT.

  10. Junior

    Eu gostaria de saber da internacional Maritima e do sr Otton Alencar cade o ferry Ipuaçu ? foi rebocado no 03 de janeiro seria reformado até o presente momento o navio não foi integrado a frota, ja o Rio paraguaçu ja esta abandonado no terminal do São Joaquim pode ter o mesmo fim que nem Ipuaçu que ficou estacionado da mesma maneira…

  11. C. Dias

    Vejo uma coisa estranha nesse jornal e na pessoa da Sra Lenise de sempre falar nos gastos com a grande reforma dos navios que foi feita, repetindo sempre que foi a Internacional e que foi a Lumar. A imbecilidade chega a ser tão grande que fica m falando como se o dinheiro gasto não fosse bem empregado para atender ao povo e aos usuários. Repetindo várias vezes, a Lumar atendeu a um apelo e foi recuperar os ferrys porque tem capacidade e aceitou a convocação da Agerba no sentido de ajudar diante das difículdades que o governo estava enfrentando. Vejam daqui a dois anos que a empresa aventureira que vocês chamam estará atendendo a outras solicitações muito mais importantes e vcs vão ter que baixar às calças.

  12. Gentil - o Ex-Caranguejo

    Seu C. Dias, se respeite e tome vergonha em sua cara. A questão é a porcaria do serviço e o senhor vem querendo desviar defenda sua porcaria da Lumar e da Internacional mas respeite a opinião das pessoas.

  13. Lenise Ferreira

    C. DIAS, imbecil é vc seu cretino. CHEGO A PENSAR QUE VC NEM EXISTE E QUE FICA TOCANDO NESTE ASSUNTO DE LUMAR SÓ PARA que eu torne público o que sei a respeito desta maracutaia toda. COVARDE, PUBLIQUE SEU NOME.

    Os meus relatos não são opiniões pessoais, SÃO FATOS !!!! fatos que comprovo diariamente como agora, momento em que estou a bordo de uma destas embarcações recentemente MAQUIADA. Não culpo esta ou aquela empresa, reconheço competências quando estas existem. CULPO o GOVERNO DO ESTADO pela eterna OMISSÃO e permissividade.

    A MINHA ESPERANÇA é que, diante das mudanças pelas quais passam o nosso País, eu ainda possa ver na CADEIA os responsáveis por todo este sofrimento. VC NÃO SABE SEU CRETINO o que é ver um parente seu dentro de uma ambulância por horas, preso numa fila infeliz em busca de socorro, correndo o risco de depois ir parar num corredor lotado, fétido e sem condição de tratamento digno. Esta é a realidade de muitas vítimas dos desvios de empresas laranjas, da omissão do Estado, da corrupção de pessoas inescrupulosas como vc. Vc não sabe o que é utilizar este meio de transporte diariamente para ir e vir trabalhar, estudar, cumprir compromissos e ainda ter que conviver com os efeitos maléficos que pessoas como vc causam no mundo.

    PARENTINHO, a tarifa social, segundo me foi dito pelo Sr. Carlos Henrique, Diretor da Internacional Marítima, é atualmente destinada apenas para beneficiários do BOLSA FAMÍLIA. Inclusive ele me pediu apoio para proceder o recadastramento. Mesmo discordando desta decisão, encaminhei a solicitação para as duas prefeituras, VERA CRUZ e ITAPARICA, para que o tal recadastramento seja feito através das secretarias de desenvolvimento social. É hora de se unir ao povo nestas manifestações e exigir respeito do governo em relação ao povo da ILHA.

    DIA 31 DE JULHO ESTAREMOS NA PRAÇA DE MAR GRANDE NUMA GRANDE MANIFESTAÇÃO ÀS 9 HS, EM FRENTE A IGREJA. Devo lembrar que é a data de comemoração do aniversário do município e que pouco temos a comemorar. Conto com vc.

  14. Gentil de Novo

    Esse cabra sem vergonha que se chama C. Dias é um parente de Conde da Lumar que vive pra baixo e pra cima com o mau carater do Valdeci da Internacional. É um puxasaco esperto que só vai aprender quando tomar um sapeca iaiá.

  15. CAUÊ

    GENTE PROCUREM FAZER UMA FOTO DO SEU CONDE DA LUMAR NO CARRÃO DELE. O HOMEM QUANDO CHEGA AQUI NA AGERBA É UM AUÊ COM SEU AUDI 8 COR METÁLICO OURO DE FAZER INVEJA ELE HUMILHA O DIRETOR DA AGERBA EDUARDO PESSOA COM SUA MERCEDES DE r$ 300 MIL. O CONDE CIRCULA PARECENDO ATÉ QUE É SERVIDOR DA AGERBA VAI NA CAFI LIBERAR AS FATURAS DELE VAI NA SALA DO MARECHAL TROCAR IDEIAS PASSA HORAS COM BRUNO TRANCADO. UMA COISA DE LOUCO NÉ. O HOMEM TEM MUITA GRANA MESMO E PROVA QUE TEM PRESTÍGIO MUITO NA SEINFRA ONDE CHEGAR SEM PEDIR A NINGUÉM. SUCATEIRO UMA OVA ELE SABE MUITO BEM TRATAR DAS COISAS.

  16. Henrique - Vera Cruz

    Vamos nos preparar para uma grande manifestação em Vera Cuz dia 25 para escancarar essa esculhambação que fazem com os usuários no ferryboat.

    Informamos que as pessoas podem postar suas denúncias e reclamações nas página das comunidades no Facebook S.O.S. Ilha de Itaparica e no Itaparica Urgente. Quanto mais reclamação melhor é esta a resposta pra esse pessoal do governo e das prefeituras tomar vergonha e saber respeitar os moradores da Ilha.

  17. Josué

    A manifestação em Mar grande é dia 31 e não dia 25. Henrique se atrapalhou.

  18. Fedegoso

    MESTRE CAUÊ, LÁ NÃO TEM CAIXA NÃO, NÃO HAVENDO RAZÃO PARA DESFILE COM FATURA EM MÃOS. MUITO MENOS PARA ROMARIA EM SALAS DE DIRETORES. TEM MAIS. LUGAR DE GUARDAR DINHEIRO É EM BANCO. QUE CONFUSÃO É ESSA QUE VC TÁ FAZENDO?

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