Snowden entrega pedido de asilo ao governo da Rússia

AGÊNCIA ANSA

Moscou – O técnico de informática Edward Snowden apresentou formalmente o pedido de asilo político ao governo da Rússia, informou a imprensa local nesta terça-feira, dia 16.

Citando o advogado de Snowden, Anatoli Kucherena, a agência RIA Novosti publicou que o pedido se refere a um asilo temporário e foi entregue a um funcionário do serviço federal de imigração do aeroporto de Sheremetyevo, em Moscou, onde o técnico de informática está vivendo há três semanas.

Com temor de ser extraditado por ter divulgado um sistema de monitoramento de dados de telefone de Internet usado pelo governo dos Estados Unidos, Snowden está “morando” na área de trânsito do aeroporto.

De acordo com os jornais russos, ele poderia receber uma permissão para sair da zona de trânsito e ingressar livremente no território russo até que seu pedido de asilo seja examinado pelo governo.

Uma fonte do serviço federal de imigração, por sua vez, contou à imprensa que uma resposta ao pedido deve demorar ao menos três meses. (Ansa Brasil)

Notícias Relacionadas