Lula fica irritado por Dilma ter consultado FHC

Luiz Inácio Lula da Silva (Jorge Araújo/Folhapress)
Luiz Inácio Lula da Silva
JOSIAS DE SOUZA

Lula foi aconselhado por um amigo, no início da semana, a entrar em cena para apagar um princípio de incêndio no PMDB. Sem consultar o vice Michel Temer, Dilma Rousseff lançara a ideia de convocar uma Constituinte para fazer a reforma política. A coisa ficou feia, disse o interlocutor a Lula, sugerindo-lhe que tocasse o telefone para Temer e Cia.

A resposta de Lula foi inusual. Ele se absteve de defender Dilma, como faz habitualmente. Preferiu indagar: sabe por que o PMDB tá puto? Foi adiante: Tá puto porque a Dilma consultou o Fernando Henrique e não consultou o PMDB, não consultou o PT, e não me consultou. Emendou: se me dissesse que ia falar com o Fernando Henrique, eu desaconselharia, eu diria: sou contra.

Lula recebeu mal a notícia de que Dilma enviara o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) em missão de paz junto a FHC. Até 20 dias atrás, não havia hipótese de alguém criticar a presidente na frente de Lula sem que o criador saísse em defesa da criatura. Isso mudou. Disse que não ligaria para os dirigentes do PMDB. Dilma não pediu, alegou. Outra mudança. Noutros tempos, ligaria por conta própria.

Lero vai, lero vem o amigo de Lula desancou a ideia de Dilma de realizar um plebiscito sobre reforma política. O tema é complexo demais para ser esgotado numa consulta popular, afirmou. O povo vai perceber que não é sério, acrescentou. Lula limitou-se a dizer que conversaria com Dilma. Não se sabe se conversou.

O silêncio de Lula intriga o PT. Estranha-se o fato de ele não ter subido no caixote para defender Dilma dos ataques da imprensa e da oposição. Não é do seu feitio fugir de conjunturas espinhosas. No auge da crise dos atos secretos do Senado, por exemplo, ele veio à boca do palco para dizer que José Sarney, por “incomum”, merecia respeito.

O pasmo do PT aumentou quando o partido soube que Lula prepara-se para viajar ao exterior. Deve passar a próxima semana ainda mais distante da algaravia das ruas brasileiras. (Blog do Josias)

Leia também:

Notícias Relacionadas

16 Comentários

  1. DIROFF

    Cuidado Brasil. Este cara é o próprio Demo. Alguem tem dúvidas??Olhem bem a cara dele. Não e o próprio???

  2. xiko

    A verdade é que o Brasil acordou para toda canalhice do PT. o povo não quer mais saber do partido dos trapaceiros e sindicalistas que se venderam ao governo do PT. Digo mais Fora PT e Fora os sindicatos, pois perderam juntos a representatividade

  3. Alverne

    Quem era a pessoa mais correta pra opinar sobre isso? Quem foi que fez todas as bases econômicas do Brasil pra hoje o PT ter esse nome que tem? Consultar quem o bravateiro analfabeto do Lula? Fala sério! Ela não é ignorante.

  4. jair antonio

    porque a Dilma tem que consultar o LULA , é ele que governa o país, acho que deve ficar no seu canto e não se meter mais num governo que já é ruim.

  5. claudio pedroso brum

    eu não consigo ver alguém pronunciar o nome de FHC, pois este desqualificado destruiu o Brasil, pois o mesmo passou de classe média para “bilhonário” e ninguém ainda não fez nada contra este cara, eu não aguento mais…

  6. cesar augusto

    Mas QUEM É ESTE SAPO BARBUDO, LADRÃO PARA OPINAR SOBRE O CENÁRIO POLÍTICO, NÃO ESTAMOS NA VENEZUELA E NEM EM CUBA, POIS ELE É QUEM DEVE EXPLICAÇÕES AO POVO BRASILEIRO, POIS PROMETEU ÉTICA, QUANDO ERA OPOSIÇÃO, QUANDO ASSUMIU CRIOU MINISTÉRIOS AGENCIAS ETC, ETC, E UM ESCÂNDALO ATRÁS DO OUTRO, CULMINANDO COM O MENSALÃO, ONDE O STF CONDENOU ATÉ DIRIGENTES DO PARTIDO TRAMBIQUEIRO/ PT, AGORA QUER SER CONSULTADO, ESTE PARTIDO TEM SER BANIDO DO CENÁRIO POLÍTICO.

  7. joão Paulo

    Gostei muito da atitude da Dilma ao consultar o FHC. Demonstra a seriedade da presidenta ao governar o país.

    Essa rivalidade entre Situação X Oposição é incompatível com as necessidades democráticas e com o conceito básico de política (administrar a polis). As forças politicas devem se unir em prol da boa administração dos problemas atuais.

    A Dilma procurou aconselhamento de uma pessoa que governou o país durante 8 anos, além de ser um sociólogo de grande reputação.

  8. ROMANO

    Mentor, articulador,oportunista maquiavelico no poder, a mais de 50 anos ….tem nome…..biõnico e mercenario , imposto pelos militares (NÃO PELO POVO) na presidencia da Republica e pelo PT na presidencia do Senado…?????? Quem não sabe o nome desse….PRIMATA….merece o governo que tem hoje. Acabem com a GANGue por ele instituida a decadas o coloquem na cabeceira da cama o livro de Dante Alighieiri ( A divina comedia ) capit. INFERNO.

  9. Valeria

    Falta liderança política no Brasil, nao existe oposição de peso, e o fato de procurar ajuda do atual ex presidente e atual imortal da academia de letras, nao tem preço.

  10. fernando

    pra mim o povo tem que continuar com o protesto senao vai acabar em pizza de novo…senao a dilma vai rodar,to certo ou nao tooo….mas gostei do governo lula. nao sou fa dp fhc

  11. Ronaldo Martinez

    Ele está com raiva porque! O FHC para começo de conversa não é analfabeto como o molusco e deve estar morrendo de inveja que Ele foi eleito para a ABL, o que o papudo jamais será.

  12. LIBIGAN

    da bem para ver nestas falas do lula, que o Brasil não importa, para ele, o que importa mesmo é ele continuar mandando e interferindo em tudo e destruindo o país.

  13. fernanda

    Esse M…, vaidoso, sabe que se botar a cara na tela vai tomar muita vaia.

    Espero que as manifestações sejam também voltadas para investigar como esse verme e seu filhinho ficaram milionários.

    Esse corja de ladrões que tem uma extensa quadrilha dentro da Petrobrás tem que ir pra cadeia. Bando de vagabundos.

Comentários estão suspensos