Governo torna secreto apoio financeiro a Cuba e a Angola

Fidel Castro, Lula e Raul Castro, presidente de Cuba
Fidel Castro, Lula e Raul Castro, presidente de Cuba
CLÁUDIO HUMBERTO

O ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento) tornou “secretos” documentos referentes a financiamentos do BNDES a obras e serviços em Cuba e Angola, quase todas executadas por empreiteiras às quais o ex-presidente Lula tem prestado serviços.

O ministro assinou os atos em junho de 2012, um mês após entrar em vigência a Lei de Acesso à Informação, de acordo com reportagem de Rubens Valente para o jornal Folha de S. Paulo desta terça-feira. O conteúdo dos papéis poderá ser conhecido apenas em 2027.

Somente no ano passado, o BNDES gastou US$ 875 milhões em operações de financiamento à exportação de bens e serviços de empresas brasileiras para Cuba e Angola. O país africano, inclusive, ultrapassou a Argentina e tornou-se o maior destino de recursos do tipo. O ministério argumentou que os documentos foram tornados secretos por causa de informações “estratégicas” e dados “cobertos por sigilo comercial”. (Coluna de Cláudio Humberto)

Leia também:

Notícias Relacionadas

1 Comentário

  1. Milton

    Os desabrigados da região serrana do RJ, do Recife, Alagoas que votaram e deram vitorias ao PT, transposição do Rio São Francisco, Transnordestina, portos e Aeroportos, rodovias necessitam de investimentos para o Brasil crescer com consistencia porém, esse sindicalista da maracutaia passa a realizar investimentos com nossos recursos pq fica mais fácil levar a taxa de acesso na sua conta bancaria. Lula está Malufando o Brasil.

Comentários estão suspensos