Salvador – A procura crescente pelas travessias de Mar Grande, Morro de São Paulo e pelas escunas de turismo é um indicador da confiança dos usuários por esses serviços, disse hoje (2) o presidente da Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), Jacinto Chagas, ao fazer o balanço dos resultados da “Operação Semana Santa”.
“Na travessia de Mar Grande, por exemplo, a maioria das viagens durante a Semana Santa ocorreu de 15 em 15 minutos, satisfazendo ao nosso público, o que gera uma confiabilidade cada vez maior pelo sistema”, observou Chagas, acrecentando que a procura maior passou a ocorrer principalmente nos últimos dois anos, graças aos investimentos feitos pelos operadores em novas embarcações.
Além das novas embarcações incorporadas, com capacidade para 280 e 300 passageiros, Jacinto Chagas destaca ainda a regulamentação das travessias decretada há um ano pelo governador Jaques Wagner, com participação total do secretário Otto Alencar (Infraestrutura). Hoje os sistemas representados pela Astramab são fiscalizados e regulados pela Agerba.
“Os operadores sabem da importância que nossos sistemas representam para a política de melhoria do transporte entre Salvador e Ilha de Itaparica e Morro de São Paulo e o atendimento dos turistas, através de escunas. Quando convocados, participamos sempre: colocamos embarcações para auxiliar a travessia do sistema ferryboat, naquele período de dificuldade no final de ano, felizmente já superado pela Agerba”, observou Jacinto Chagas.
O presidente da Astramab reconheceu, ainda, que a decisão da Agerba de autorizar a atracação das embarcações de Mar Grande no terminal do ferryboat em Bom Despacho, em períodos de maré baixa, foi importante para garantir o atendimento aos usuários.
“Prevaleceu no caso o bom senso do diretor da Agerba, Eduardo Pessoa, que reconheceu que o nosso público não poderia ser prejudicado. Hoje o terminal de Bom Despacho, que é um equipamento público, atende também quando é necessário, aos operadores de Mar Grande, o que não acontecia anos atrás, quando a TWB operava o ferryboat”, explicou Chagas, acrescentando que os problemas de atracação no terminal de Vera Cruz, em períodos de maré baixa, serão superados de vez com a execução da reforma e dragagem, a cargo do Derba.