Novo Renault Master chega ao mercado brasileiro

master1Com novo design, menor custo de manutenção, mais conforto, praticidade, robustez e segurança, o Novo Master chega em quatro versões de carroceira (Minibus, Furgão, Chassi-Cabine e Vitré) e em várias opções diferentes em relação ao comprimento e a altura do teto do veiculo, totalizando mais de 70 configurações para atender de pequenos comerciantes a grandes corporações e empresas públicas, inclusive nichos específicos de mercado.

O  utilitário tem preços básicos sugeridos de R$ 85.710 (Chassi-cabine), R$ 87.170 (Furgão), R$ 88.670 (Vitré) e R$ 112.900 (Minibus).

master1“O segmento de veículos comerciais está ganhando importância cada vez maior dentro da estratégia de crescimento da Renault no país.  O resultado se reflete nos números positivos obtidos pela marca ao longo de 2012, que mostram ganhos de participação e de volume. Crescemos 24,5% com nossos utilitários em relação a 2011 e também ampliamos a estrutura para atendimento aos frotistas e a motoristas profissionais”, avalia Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil.

Da estrutura mencionada pelo executivo, faz parte o Renault Pro+, um inédito sistema de atendimento dirigido a frotistas, prestadores de serviços e a todos aqueles que utilizam o veículo como ferramenta de trabalho. Executado em parceria com concessionárias e destinado a pequenas, médias e grandes empresas, o Renault Pro+ abrange serviços que vão da comercialização ao pós-venda, ou seja, da recepcionista ao mecânico.

NOVO DESIGN

master8A linha 2014 do Novo Master mostra que um veículo concebido para pegar no pesado pode ter um design robusto e atraente. Totalmente novo, o design do furgão da Renault resultara em um veículo moderno, robusto e maior.

O Novo Master tem desenho inspirado em um gorila, para transmitir a sensação de força e imponência, e na chave inglesa em função da sua versatilidade no uso e facilidade de utilização. A grade frontal é formada por três filetes cromados, e o largo para-choque protege a carroceria sem tirar-lhe a beleza. A peça abriga um front step para facilitar o acesso ao motor e também às palhetas do para-brisa. Os faróis são alongados, e o conjunto óptico já engloba as luzes indicativas de direção.

Na traseira, a lanterna mantém o formato vertical, mas apresenta nova disposição das luzes. A placa está posicionada do lado esquerdo, em posição ligeiramente elevada está mais visível. As amplas janelas, de formato assimétrico, facilitam a visibilidade para o motorista.

Na lateral, marcam presença três sinalizadores luminosos, nas versões de chassi longo. As calotas centrais protegem os parafusos das rodas.

MENOR CUSTO DE MANUTENÇÃO

master5O conjunto mecânico do Novo Master foi pensado para oferecer o menor custo de manutenção da categoria. No motor, a corrente de distribuição foi concebida para durar toda a vida útil do veículo – o modelo anterior usava correia de distribuição (antes,  era necessária a substituição a cada 60.000 km ou 4 anos). O mesmo ocorre com o líquido de arrefecimento, que passa a resistir 160.000 km (ou 6 anos), contra os 120.000 km (4 anos) do antigo modelo.

O intervalo de revisões da linha Master foi ampliado de 15.000 km para 20.000 km, e no utilitário da Renault uma novidade inédita: o sistema OCS (Oil Control System), que  detecta o uso severo do veículo, indicando que uma revisão deve ser antecipada.

O OCS interpreta como severo o uso do Master abaixo de 30 km/h em mais de 50% do tempo e o uso em marcha lenta por mais de 50% do tempo, situações comuns em engarrafamentos nos grandes centros urbanos e nos trajetos curtos. O dispositivo funciona por meio de um alerta luminoso – que não pode ser desligado – no painel, no mesmo local do marcador de quilometragem. Quando a luz se acende, após terem sido detectadas as condições severas de uso do veículo, o proprietário deve levar o Novo Master para uma concessionária até uma semana após o aviso.

Outra inovação é o GSI (Gear Shift Indicator) que informa através de setas luminosas no painel do veículo, quando o condutor deve reduzir ou aumentar a marcha, com o intuito de auxiliar na economia de combustível. Usado corretamente pode proporcionar uma redução de até 5% no consumo, além de proteger o desgaste prematuro do motor.

CONFORTO E PRATICIDADE

master7No interior do Novo Master também há muitas novidades. O painel totalmente renovado e traz mais informações úteis ao motorista, como temperatura do motor, relógio, OCS e GSI. O modelo recebeu mais porta-copos e porta-objetos onde podem ser guardados com segurança papéis, documentos, garrafas de até dois litros e pranchetas. O porta-luvas tem 7,7 litros de capacidade de armazenamento. O painel passou também a contar com duas tomadas 12V.

A cabine do Novo Master foi pensada para quem passa muitas horas ao volante, por isso a prioridade para o conforto. Encontrar uma boa posição de dirigir é fácil, graças aos ajustes da coluna de direção (altura) e do banco (altura e inclinação de encosto e assento). O volante oferece confortável empunhadura; e a alavanca de câmbio, no painel, está próxima do condutor, o que dá mais conforto e libera mais espaço para circulação na cabine.

O motorista vai levar vantagem também no quesito visibilidade, já que o Novo Master oferece maior amplitude angular no que diz respeito à visão horizontal. São 185,9 graus.

master11O sistema de áudio by Arkamis (opcional) merece destaque. Produzido pelo mesmo fornecedor do Renault Fluence, o novo rádio executa músicas em CD e em arquivos MP3, além de oferecer entradas USB e auxiliar e conexão Bluetooth. Tudo isso pode ser comandado sem que o motorista tire as mãos do volante, por meio do comando satélite instalado na coluna de direção.

O sistema de ar-condicionado, por sua vez, foi projetado para garantir o bem-estar dos passageiros com distribuição lateral ajustável. A preocupação foi não deixar haver diferença de temperatura no interior do veículo. O equipamento conta com sistema de recirculação, que impede a entrada de ar impuro do exterior, e quatro velocidades de ar.

master6Os passageiros que viajarem nas versões Minibus Executive ou VIP também sentirão dose extra de conforto. Reposicionados, os bancos guardam maior distância uns dos outros e têm ajuste de inclinação do encosto que chega a 29 graus, 12 graus a mais que o Master anterior. Um corredor central com piso antiderrapante garante acesso mais fácil à última fileira.

Todas as versões ficaram maiores. Com 5,05 metros de comprimento, a versão L1H1 (chassi curto e teto baixo), por exemplo, ficou 16 cm mais comprida. A versão L2H2 (chassi médio e teto alto) ganhou 15 cm está com 5,55 m. Já a L3H2 (chassi longo e teto alto) passa a medir 6,20 m, com um acréscimo de 30 cm.

Também merece destaque a porta deslizante, nas versões de chassi médio e longo, que ficou 17,1 cm mais larga, facilitando, e muito, as operações de carga e descarga.  O vão livre da porta do Novo Master tem 1,27 m, o maior da categoria, e a peça apresenta melhor aderência na canaleta de deslizamento, podendo ser aberta e fechada com menos esforço e mais facilidade.

O bagageiro do Novo Master Minibus tem de 1.000 a 1.700 litros de capacidade (conforme a versão) – o maior bagageiro da categoria. Este amplo espaço foi obtido com a remoção do estepe, que agora está do lado de fora do veículo, logo abaixo das portas traseiras.

Outra alteração está na tampa do combustível que agora tem sistema de inviolabilidade. A mesma só poderá ser acessada com a abertura da porta do motorista, evitando assim furto de combustível.

SEGURANÇA

master9Airbags e freios a disco nas quatro rodas, com sistema ABS agora são itens de série em todas as versões. O Novo Master se apresenta mais eficiente nas frenagens. Em testes feitos pela Renault, a 100 km/h, o modelo precisa de 44 metros para parar, ganhando quatro metros de vantagem sobre seu antecessor.

Outro item de segurança, opcional, é o travamento automático das portas quando 6 km/h.

NOVO MOTOR

O novo turbodiesel 2.3 litros de quatro cilindros que estreia na linha 2014 é 15 cavalos mais potente e gera 2,04 kgfm a mais de torque. A máquina desenvolve 130 cavalos (3.500 rpm) e esbanja força, com 31,6 kgfm (1.600 rpm). Assim, mesmo com a lotação máxima, o Novo Master apresenta desempenho satisfatório, com arrancadas rápidas e retomadas seguras. Equivale dizer, mais facilidade nas ultrapassagens.

“Nosso objetivo desde o início do desenvolvimento do projeto era obter melhorias de performance sem prejudicar os níveis de emissões que alcançamos com o atual motor, que já respeita a  norma Proconve L6. O novo motor M9T 2.3 dCi, respeita plenamente a norma vigente e, mesmo com o downsizing do motor, de 2.5l para 2.3l, conseguimos melhor desempenho, potência e torque. Esta evolução também permitiu a redução de 92% de emissões de material particulado em relação ao motor anterior, G9U, que já era referência em baixas emissões”, explica o engenheiro Antônio Fleischmann, da Renault do Brasil.

A linha 2014 chega às concessionárias com mudanças no conjunto mecânico, que inclui um novo motor, o M9T 2.3 dCi, também compromissado com o meio ambiente, sem perda de desempenho.

master10O motor M9T funciona com o sistema Common Rail (duto comum). Conforme o próprio nome indica, a bomba envia o combustível, em alta pressão, para um único duto ligado aos quatro bicos injetores. A vazão de combustível (tempo e ponto de injeção) é comandada eletronicamente pelo calculador do motor, reduzindo o consumo de diesel e a emissão de poluentes.

Este motor é leve, graças principalmente à adoção de cabeçote de alumínio, onde estão dois comandos de válvula (DOHC – um para as válvulas de admissão e outro para as de escape). Além disso, o conjunto tem tuchos hidráulicos e balancins roletados, que diminuem significativamente os atritos internos.

A exemplo do que acontece na linha de veículos de passeio da Renault, o Master também é dotado de acelerador eletrônico. Com a ajuda de sensores, a aceleração do veículo é feita de forma mais ágil e suave, e com melhor dirigibilidade.

Em relação ao seu antecessor, o motor M9T apresenta diminuição da taxa de compressão e cilindros dos pistões mais largos. Além disso, o propulsor, que trabalha com temperatura de água e óleo inferior à dos motores de automóveis de passeio, funciona com menor pressão nos cilindros (150 bar).

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3 Comentários

  1. Marcos Antonio Celistrino

    Sou Marcos de Americana SP, trabalho com Transporte Escolar, Já tenho um Master e pretendo trocar por um modelo novo. Qual será o valor? Quando estará disponível no mercado? Grato. Marcos.

  2. Jorge Soares Rocha

    Prezados Senhores, bom dia!!!!!!
    Trabalho com transporte turístico e tenho uma sprinter, por motivo de atualização vou comprar uma van nova.
    Gostaria de receber informações detalhadas bem como condições para compra da nova master.
    Desde de já agradeço-lhes a atenção.
    Abç,
    Jorge

  3. CIDO

    Eu QUERO COMPRA UM MASTER CHASSI CABINE
    EU QUERO SABER SE VEM C/ TRAÇÃO TRASEIRA
    PORQUE O QUE TEM NO MERCADO NÃO ME SERVE PORQUE
    É TRAÇÃO DE DIANTEIRA…..
    OBRIGADO ESPERO RESPOSTA!!

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