Domingos Dutra: ‘Marco Feliciano não milita pelos direitos humanos’

CLÁUDIO HUMBERTO

Em meio a protestos, o deputado Marco Feliciano (PSC-SP) foi eleito para presidir a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. Seu antecessor, deputado Domingos Dutra (PT-MA) , chegou a renunciar à cadeira, pois não se sentiu à vontade de presidir a sessão que elevaria o colega ao posto. “Não é nada pessoal, mas ele não é militante dos direitos humanos, dá declarações altamente preconceituosas”, disse à esta Coluna. O parlamentar diz temer que as minorias sejam esquecidas e o trabalho de anos seja destruído. Leia a íntegra da entrevista abaixo:

O que o senhor achou da escolha do deputado Marco Feliciano (PSC-SP) para sucedê-lo na Comissão de Direitos Humanos?
A minha posição não é pessoal, é política. A comissão é como uma ponte entre o Congresso e a sociedade, defendemos todos, negros, gays, ciganos, índios. O deputado Marco não tem prática em direitos humanos e suas ideias anulam o espírito do grupo. Seria mais conveniente o presidente Henrique Eduardo assinar um ato e ter eliminado a comissão, pois a eleição do deputado paralisa um trabalho de 15 anos. Essa eleição foi articulada entre a bancada evangélica e a ruralista, há mais de um ano. Muitos projetos relacionados às terras quilombolas, reservas indígenas e áreas de preservação ambiental eram rejeitadas pela Comissão de Direitos Humanos, agora vão passar. Foi uma aliança, passam as coisas dos ruralistas e travam coisas ligadas ao movimento de Lésbicas, Gays, Simpatizantes e Transexuais.

O senhor acha que o deputado queira provar que não é preconceituoso?
Acho que agora, com a polêmica, ele possa fazer algumas coisas diferentes, mas ele não é militante, não tem experiência. Aqui lidamos com projetos relacionados às minorias. Queremos acabar com essa violência contra a mulher, temos projetos contra a discriminação de gays, lésbicas, travestis, queremos acabar com isso. Ele dá declarações contrárias a todas essas coisas.

Além dos projetos que o senhor falou antes, existem outros que podem ser prejudicados com a entrada de Feliciano na Comissão?
Essa aliança foi fortalecida com a ida do deputado Eduardo Cunha (RJ), que é evangélico, para a liderança do PMDB e articulou isso tudo. Veja só, o PSC tem 17 deputados na Casa e cinco deles estão em uma mesma comissão, que é a de Direitos Humanos. O PSDB abriu mão de duas vagas, o PMDB de duas e o PT de uma, eles tem mais deputados lá do que o próprio PT, que é maioria absoluta. Então, eles vão fazer de tudo para parar projetos que sejam contra seus interesses. Mas só pra elencar, tem um do Jean Wyllys (PSOL-RJ), sobre a legalização da prostituição, e um do Henrique Afonso (PV-AC), contra o infanticídio em terras indígenas. Vão fazer um levantamento e barrar todos. (Coluna de Cláudio Humberto)

Leia também:

Notícias Relacionadas

3 Comentários

  1. Jorge Nilson

    Ele é a favor da violência contra a mulher? Quando ele disse isso? Eu também quero saber.

  2. sheilen

    Esse deputado so milita por direito de bandido…. voces sabiam que ele ta tentando orquestrar uma lei para que os presos” assaltantes, assassinos, estupradores, ladroes, defreudadores etc… recebam um quit de regalias que para alguns estudantes , cidadãos e trabalhadores faz inveja.

    ele coloca que um preso tenha direitos que são negados a todo o resto da população brasileira como : shampoo, condicionador, hidratante, comida de qualidade preparada por nutricionista, medico, enfermeiro,psicologo , cela individual, salario para a esposa, filhos, pais e irmaos, e nao é um salario pra todos”como eles ja tem direito por lei” mas um salario para cada um, dia do preso, pra ser comemorado em casa, vestuario de fazer inveja etc que leva no bojo o direito de ser ao ser preso receber toda esta assistencia e tambem se algum delegado, ou assistente penitenciario negar algum desses presentes pode ser preso e pegar de 3 a 6 anos de cadeia…. so pode ta legislando em causa propria….. patife….

    sua intenção e que o bandido ao ser preso , nao tendo como o sistema como cumprir com este disparate, seja solto por nao haver estrutura no sistema prisional para receber o preso.

    BANDIDO. ELE NUNCA LEGISLOU UMA LEI PARA DEFICIENTES OU OUTRAS MINORIAS ENQUANTO PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS, MAS PARA AQUELES QUE ELE CONSIDERA SEU POVO – “QUEM LÊ ENTENDA” – ELE SEPARA REGALIAS INIMAGINAVEIS PARA TODA A POPULAÇÃO BRASILEIRA…. MINHA OPINIÃO : DOMINGOS DUTRA, CRIA VERGONHA NA CARA…. PILANTRA.

  3. isaac roberto da silva

    gostaria de saber o porque este então deputado Domingos Dutra
    RENUNCIOU???

Comentários estão suspensos