Conclave que escolherá novo papa será o mais próximo possível

AGÊNCIA ANSA

Gênova e Cidade do Vaticano – O cardeal italiano Angelo Bagnasco afirmou hoje que o conclave para escolher o sucessor do papa Bento XVI será realizado “o mais próximo possível”, respeitando, porém, os prazos e normas do Vaticano.

“A Igreja, com sua sabedoria e experiência, procede subitamente, seguindo um código muito rigoroso, a um conclave o mais próximo possível”, disse o cardeal.

“É um momento muito importante, eu diria histórico, e em meio a tantos outros acontecimentos importantes, inclusive no nosso país [Itália], queremos que uma parte do nosso coração e das nossas orações esteja próxima ao Papa”, acrescentou.

Também nesta terça-feira o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi, disse que a convocação das congregações de cardeais, que precede o conclave, “começará em 1 de março”. Por ser uma sexta-feira, é “provável” que os trabalhos só “comecem na segunda-feira, dia 4 de março”, afirmou.

Ele anunciou ainda que o papa Bento XVI terá o título de “Papa emérito” ou “Romano Pontífice emérito” ao término de seu papado, no dia 28 de fevereiro.

Ontem, Bento XVI anunciou que decidiu mudar as regras do conclave para permitir que a eleição de seu sucessor seja antecipada. (AnsaLatina)

Notícias Relacionadas