Chinesas ‘encalhadas’ aos 27 anos lutam contra estigma

Mais de 27 anos? Solteira? Mulher? Na China, você poderia ser rotulada como “encalhada” pelo Estado – mas algumas mulheres chinesas nos dias de hoje estão felizes por serem solteiras.

Huang Yuanyuan trabalha até tarde na redação de uma estação de rádio em Pequim. Ela está nervosa com o fato de, no dia seguinte, fazer 29 anos.

“Assustador. Estou um ano mais velha”, diz.

Por que?

“Porque ainda estou solteira. Não tenho namorado. Estou sob grande pressão para casar.”

Huang é uma jovem bonita e confiante, com um bom salário, seu próprio apartamento, um mestrado em uma das melhores universidades chinesas e amigos ricos.

Apesar disso, ela sabe que mulheres solteiras, urbanas e instruídas como ela são chamadas de “encalhadas” na China – e isso incomoda.

Pode parecer estranho chamar mulheres de 27 ou 30 anos de “encalhadas”, mas na China há uma antiga tradição de mulheres se casarem jovens.

No entanto, a idade com que as mulheres se casam vem aumentando, como costuma acontecer em lugares onde as mulheres atingem um nível mais alto de educação.

Em 1950, a idade média com que mulheres urbanas se casavam na China era abaixo de 20. Nos anos 1980, era de 25. Atualmente é em torno de 27.(BBC Brasil)

Notícias Relacionadas