Prefeito anuncia medidas emergenciais para o Vale do Matatu

Moradores solicitaram a ACM Neto limpeza do canal, além da implantação de um posto de saúde (Foto: Valter Pontes/Agecom)
Moradores solicitaram a ACM Neto limpeza do canal, além da implantação de um posto de saúde (Foto: Valter Pontes/Agecom)

Salvador – As necessidades emergenciais da antiga Baixa do Tubo, no Vale do Matatu, foram discutidas pelo prefeito ACM Neto e os secretários em visita de trabalho realizada hoje (20) ao local. Acompanharam Neto a vice-prefeita Célia Sacramento, os secretários Rosemma Maluf (Ordem Pública), João Carlos Bacelar (Educação), Paulo Fontana (Infraestrutura e Defesa Civil), José Carlos Aleluia (Urbanismo e Transporte) e Ivete Sacramento (Reparação), além da coordenadora dos Distritos Sanitários, Silvia Pimentel, da presidente da Limpurb, Kátia Alves, e do ouvidor-geral Humberto Viana.

O prefeito começou a visita pela encosta do Baixão, que fica na Rua Luiz Anselmo, onde foi constatada a necessidade de ações para evitar o desmoronamento de terra. O secretário Paulo Fontana garantiu que até o mês de março o local será coberto com lona para evitar estragos ocasionados pela chuva. Em seguida, o grupo foi encaminhado por lideranças comunitárias ao campo do Baixão, onde o prefeito identificou problemas na iluminação pública e solicitou que fosse providenciado o reforço com a implantação de mais um refletor.

A limpeza do canal que corta o bairro foi alvo de grande parte das reclamações das lideranças comunitárias, o que levou o prefeito a determinar ao secretário Paulo Fontana que os trabalhos fossem feitos num prazo de quinze dias. Em uma das casas que ficam à margem da rua Edson Saldanha, foi possível observar a marca das águas das chuvas que fizeram o canal transbordar em 2004, passando de um metro da superfície. ACM Neto apontou que a manutenção será feita periodicamente para evitar que episódios como esse voltem a acontecer.

O prefeito também visitou um terreno público onde deve ser construído um posto de saúde e uma creche, principais reivindicações dos moradores. “Determinamos à secretaria que localize o terreno para que possa, imediatamente, colocar na programação de construção de novas unidades”, afirmou o prefeito.

Algumas questões como requalificação de calçadas, do asfalto, além de uma praça na Rua Paraíba também foram discutidas por ACM Neto e sua equipe com os moradores. “Essas visitas servem para que a prefeitura, através da sua equipe, possa identificar quais são as prioridades e já determinar as intervenções necessárias”, concluiu.

Música, teatro e dança – Na mesma localidade, o prefeito visitou a Escola Municipal Olga Figueiredo de Azevedo, onde assistiu a uma apresentação de música, teatro e dança feita por alunos da unidade. Um grupo de meninas solicitou ao prefeito que fosse dada maior atenção ao projeto. ACM Neto também providenciou a imediata retirada de carteiras sem uso que estão amontoadas num canto da escola, além de solicitar a resolução para a falta de telefonia da unidade.

Notícias Relacionadas