Polícia apreende mais 770 quilos de maconha em Conceição de Coité

A maconha apreendida foi apresentada durante coletiva do delegado Jorge Figueiredo na sede da SSP.
Salvador – Mais 770 quilos de maconha foram apreendidos em desdobramento da investigação responsável pela apreensão de mais de meia tonelada da droga e prisão de cinco pessoas no último final de semana. No total, em três dias, a força-tarefa composta pelas polícias Militar e Civil, além do Ministério Público Estadual (MPE) impediu que 1,3 tonelada de maconha chegasse a Salvador para a revenda.

Na segunda etapa da operação, realizada na tarde desta terça-feira (19), a droga foi encontrada numa fazenda na zona rural do município de Conceição de Coité, onde Leandro Nabor da Silva, 28 anos, e Juarez Lino dos Santos, 48, foram presos. Com eles foram apreendidas um veículo Prisma, uma motocicleta Yamaha, um revolver calibre 38 e duas espingardas.

O local funcionava apenas como depósito da droga, conforme revelou o diretor do Departamento de Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil, delegado Jorge Figueiredo, durante coletiva realizada na tarde de hoje (20), no auditório do edifício-sede da Secretaria da Segurança Pública, no Centro Administrativo da Bahia.

Segundo Figueiredo as investigações continuam para identificar o dono da propriedade rural e a origem da droga, assim como os bairros onde o material seria distribuído em Salvador. “As investigações apontam que a dupla apresentada hoje faz parte da quadrilha presa recentemente com os 538 quilos de drogas numa van na BR-324”, explicou, indicando ainda que Leandro é o integrante que conseguiu escapar do cerco policial no início da operação, no sábado.

A droga avaliada em R$ 1 milhão foi apreendida graças a uma denúncia anônima feita ao Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e de Investigações Criminais do Ministério Público (Gaeco). Ao lado do delegado-geral, Hélio Jorge Paixão, do diretor do Denarc, e do major Wildon Reis, do Comando de Operações da PM (COPM), o promotor de Justiça Ariomar Figueiredo falou sobre a importância do trabalho articulado entre as instituições. “Nós filtramos as informações sobre esta quadrilha e as repassamos para a Secretaria da Segurança Pública, dando origem a esse resultado”, afirmou.

Um detalhe chamou a atenção dos policiais que participaram da operação. Os tabletes de maconha estavam padronizados e identificados com um adesivo contendo a imagem de uma pomba branca e as iniciais B. e D. . “Ainda não há informações sobre o que isto significa, mas a continuidade das investigações com certeza vai dizer o que este símbolo representa”, garantiu Hélio Jorge.

Paulista flagrado – Uma ação conjunta das Polícias Civil e Militar de Brumado, distante 533 quilômetros de Salvador, apreendeu, na manhã desta quarta-feira (20), na estação rodoviária local, quatro quilos de maconha e um quilo de pasta base de cocaína. A droga distribuída em cinco tabletes era transportada por Fabiano da Conceição, 27 anos, natural de São Paulo, preso quando desembarcava de um ônibus procedente daquele estado.

Os policiais chegaram até Fabiano depois de receberem do Disque Denúncia (número 197, em cidades do interior) informações sobre a passagem de uma grande quantidade de drogas pela rodoviária. Flagrado, não esboçou reação e entregou de imediato uma mochila com os tabletes, envoltos em pó de café para neutralizar o cheiro da droga.

Conduzido à 21ª Coordenadoria Regional de Policia do Interior (Brumado), Fabiano disse nada saber sobre a procedência ou destino da droga. Com duas passagens por furto e desacato em delegacias de Guarulhos, na Grande São Paulo, declarou apenas que receberia R$ 900 para carregar a mochila até aquele ponto na cidade, onde alguém faria contato. Também não soube informar sobre a pessoa que solicitou o serviço.

Autuado em flagrante por tráfico de drogas, pelo delegado plantonista Orlando Quaresma, da 21ª Coorpin, Fabiano, que se passava por um viajante comum, está agora custodiado naquela unidade policial à disposição da Justiça Criminal. Toda operação foi conduzida pelo coordenador de Brumado, delegado Leonardo Rabelo, que destacou o trabalho em conjunto feito com a Polícia Militar.

Notícias Relacionadas