Fifa usará tecnologia para fiscalizar gols fantasmas na Copa do Mundo

AGÊNCIA ANSA

Zurique – A Fifa confirmou que será implementado um sistema tecnológico na Copa das Confederações de 2013 e na cdo Mundo de 2014 que ajudará os juízes a fiscalizarem eventuais gols fantasmas.

A diretoria da Fifa já lançou a licitação para a realização e a instalação do GLT (Goal-Line Technology) — tecnologia utilizada na Copa do Mundo de Clubes de 2012, no Japão–, estabelecendo os requisitos técnicos que as empresas terão de cumprir.

Até agora, são dois os sistemas que tiveram a licença da Fifa: o Hawk-eye (olho de falcão, na tradução livre), já usado no críquete e no tênis, e o GoalRef, que possui um microchip na bola.

O objetivo é introduzir a melhor tecnologia para que o juiz possa saber com absoluta certeza se a bola superou ou não a linha do gol, eliminando as discussões e as polêmicas.

“O objetivo é usar a GLT para apoiar os juízes em seu trabalho, e instalá-la em cada sede dos jogos. Os dois fornecedores da GLT que já deram o atestado de qualidade da FIFA e os eventuais outros produtores são convidados a apresentarem suas propostas para os dois eventos”, divulgou a Fifa em um comunicado. (AnsaLatina)

Notícias Relacionadas