Nissan Leaf atinge 50 mil unidades vendidas

Lançado em 2010, modelo 100% elétrico soma mais de 260 milhões de quilômetros rodados e deixa de emitir 45,2 mil toneladas de CO² (Foto: Divulgação)
Lançado em 2010, modelo 100% elétrico soma mais de 260 milhões de quilômetros rodados e deixa de emitir 45,2 mil toneladas de CO² (Foto: Divulgação)

A Nissan comemora a marca histórica de 50 mil unidades vendidas do Leaf, primeiro veículo 100% elétrico produzido em larga escala. Lançado comercialmente há pouco mais de dois anos, o modelo é realidade para consumidores do Japão, Estados Unidos e 17 países da Europa. Com a marca, o Nissan Lea  confirma a posição de elétrico mais vendido do mundo.

Outra conquista importante do Nissan  Leaf  nesse período é o benefício ao meio ambiente. Afinal, as unidades do modelo rodaram mais de 260 milhões de km (total baseado nas equipadas com o sistema de navegação Carwings, um item opcional), distância superior a que separa o planeta Terra do Sol. Dessa forma, a atmosfera deixou de receber mais de 45,2 mil toneladas de gás carbônico (CO²) e de outras partículas prejudiciais quando comparado às emissões de veículos da mesma categoria. Seria necessário plantar mais de 3,2 milhões de árvores para absorver essa quantidade de gases poluentes.

A unidade do Nissan  Leaf que mais “economizou” em emissões está no Japão, e rodou mais de 175 mil quilômetros em menos de dois anos. Na Espanha, um dos proprietários percorreu, em um ano, mais de 43 mil km. O que chama a atenção nesses números é o fato deles serem muito superiores à média anual de quilometragem registrada por veículos desse segmento. Pesquisas realizadas pela Nissan indicam que 95% dos donos do LEAF estão satisfeitos com o veículo, índice superior ao registrado em outros modelos da marca.

Na Europa, o Nissan  Leaf é vendido em 17 países, nos quais mais de 7 mil unidades circulam diariamente. Nos últimos 12 meses, a Nissan incentivou o crescimento na infraestrutura de recarga rápida das baterias do carro, aumentando de 158 para 601 pontos no continente – o sistema possibilita o carregamento de até 80% da bateria em até 30 minutos, o que dá 120 km a mais de autonomia ao veículo. O objetivo é dobrar o número de pontos atual até o final deste ano, instalando recarregadores rápidos em locais estratégicos, como estacionamentos de shoppings e postos de serviços em estradas.

O Brasil também integra os esforços da Nissan em promover globalmente veículos elétricos. Dez unidades do Nissan  Leaf participam do Projeto Piloto de Táxi Elétrico da cidade de São Paulo, parceria entre a Nissan do Brasil, Prefeitura de São Paulo, AES Eletropaulo e a Associação das Empresas de Táxis do Município de São Paulo (Adetax), que teve início no dia 6 de junho de 2012. Na época, a capital paulista foi a primeira cidade da América do Sul a assinar um acordo desse tipo.

Os Nissan  Leaf  Táxi circulam de segunda a sexta-feira, e partem de pontos localizados na esquina da Avenida Paulista com a Rua da Consolação, na Avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini e em frente ao Teatro Municipal, no centro da cidade.

Com autonomia de 160 km com uma única carga, o Nissan  Leaf  foi projetado desde o início para atender às necessidades da mobilidade urbana moderna. Ele oferece espaço, conforto e potência como os veículos à combustão, mas sem emitir poluentes que contribuem para o efeito estufa, além de não fazer nenhum barulho.

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