Salvador – O comércio varejista da Bahia, em dezembro de 2012, apresentou expansão de 5,5% nas vendas, em relação a igual mês do ano de 2011. Na comparação entre dezembro e novembro de 2012, o setor registrou um decréscimo de 0,3% no volume de vendas. Já no período de janeiro a dezembro de 2012, o varejo registrou um crescimento de 9,7%. Os dados foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) realizada em âmbito nacional pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).
O crescimento de 5,5% no volume de vendas na Bahia reflete uma moderação nas vendas, comparado ao mês imediatamente anterior, quando se verificou uma expansão de 8,5%. A facilidade de acesso ao crédito e as baixas taxas de juros, associadas ao comportamento de redução da taxa de desemprego continuam em dezembro de 2012 respondendo pela alavancagem nas vendas. Entretanto, o Índice de Confiança do Consumidor Para a Fundação Getulio Vargas (FGV) caiu pelo terceiro mês consecutivo, apresentando redução de 1,1%, de 120 pontos em novembro para 118,7 em dezembro.
No acumulado do ano, comparando-se a média nacional e as demais unidades da federação, o crescimento do varejo baiano (9,7%) ocupa a décima primeira posição, colocando-se acima da média nacional (8,4%).