Estádio do Maracanã começa a receber lona de cobertura

Rio de Janeiro – Em fase final de obras, o Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, começou a receber hoje (18) a lona de cobertura. Ao todo, 25 pessoas vão trabalhar nessa etapa da reforma, sendo 17 operários que, ao longo dos últimos meses, foram especialmente treinados para a instalação da cobertura e 8 alpinistas profissionais contratados pelo governo do estado.

Além de colaborar com a instalação da estrutura, os alpinistas vão auxiliar na colocação da lona, que é uma das maiores do mundo, com extensão de mais de 68 metros, e feita de teflon e fibra de vidro.

O presidente da Empresa de Obras Públicas do Rio de Janeiro (Emop), responsável pelas obras no estádio, Ícaro Moreno Júnior, destacou que a cobertura é algo inédito no Brasil e será um marco para a obra.

“O projeto é alemão e as peças foram feitas em vários outros países. Além disso, existem métodos específicos para montagem da estrutura e esse será o grande desafio para os engenheiros brasileiros. Vai ser uma verdadeira aula de engenharia”, afirmou Moreno.

Segundo ele, boa parte da estrutura que sustenta a lona, composta por anéis de tração e cabos de aço, já está montada. Após essa fase, ela será erguida simultaneamente por 120 macacos hidráulicos. A lona será colocada sobre essa estrutura.

Além da cobertura, a fase final das obras inclui a instalação de cadeiras nas arquibancadas, melhorias na fachada e no entorno do estádio e a construção de quatro novas rampas de acesso. Cerca de 5,5 mil operários atuam em dois turnos para concluir as obras que, segundo o presidente da Emop, está dentro do cronograma de entrega.

De acordo com a Emop, a reforma do Maracanã foi orçada inicialmente em R$ 850 milhões, mas já consumiu R$ 957 milhões. A previsão de término é abril de 2013. Segundo o cronograma da Federação Internacional de Futebol (Fifa), a data de entrega do estádio está marcada para o dia 24 de maio. O Maracanã vai sediar a final da Copa das Confederações, em junho deste ano, e a final da Copa do Mundo, em 2014.

Notícias Relacionadas