Ator Harrison Ford visita projeto de habitação sustentável em favela do Rio

Vinícius Lisboa
Agência Brasil

Rio de Janeiro – O ator norte-americano Harrison Ford visitou na tarde de hoje (17) um prédio e instalações do Projeto Morar Carioca Verde, no Morro da Babilônia, na zona sul do Rio. Famoso principalmente por ter encarnado o herói Indiana Jones, o ator, de 70 anos, é um dos diretores globais da organização não governamental Conservation International, que luta pela preservação do meio ambiente e tem como um dos representantes no Brasil o economista Sérgio Besserman, que já foi diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ford assistiu a um vídeo sobre a construção dos prédios sustentáveis na comunidade, que deve receber 117 apartamentos do projeto até o início do ano que vem, segundo o secretário municipal de habitação, Pierre Batista. Em seguida, ele visitou um dos apartamentos. Pouco aberto à imprensa, ele foi sucinto ao comentar o que viu: “Espero que seja um sucesso e que traga benefícios para a comunidade”.

Os prédios estão sendo construídos para receber moradores da comunidade que estão sendo removidos de áreas de reflorestamento. Segundo o secretário, esses moradores também não dispunham de rede de água e esgoto, e receberão gratuitamente os apartamentos.

Acompanhado pela mulher, a atriz Calista Flockhart, e do enteado, Liam, o ator experimentou receitas orgânicas à base de cascas de frutas elaboradas por uma moradora da comunidade, e ficou admirado com a vista dos apartamentos, que devem começar a ser habitados em março: “É linda”, teria dito ao secretário de habitação.

Durante a visita, moradores da comunidade reclamavam que os carros que sempre eram estacionados no mesmo local tinham sido multados apenas por conta da presença do ator. Um grupo de religiosos aproveitou os holofotes trazidos pelo norte-americano para cantar louvores gospel em ritmo de samba e de marchinha.

Curiosos tentavam fotografar Hans Solo do filme Guerra nas Estrelas e conferir de quem se tratava. Depois da visita de Will Smith ao Vidigal, nesta semana, muitos achavam que seria ele o ator que visitaria a comunidade.

Harrison Ford veio ao Brasil para participar de uma conferência internacional de sua ONG em São Paulo, na quarta-feira (20). O ator aproveitou a viagem para ir ao sambódromo para o desfile das escolas de samba campeãs, e teria pedido à prefeitura e aos representantes da CI no Brasil para conhecer uma comunidade do Rio. O prédio do Morro da Babilônia foi indicado por ter sido a primeira obra pública do país a receber a certificação azul da Caixa Econômica Federal, de construção sustentável. O projeto inclui iniciativas como coleta seletiva, energia solar, captação de água da chuva e outras características ambientalmente corretas.

Notícias Relacionadas