Agressões físicas na face resultam em 370 intervenções no Carnaval

Salvador – Com 370 atendimentos relacionados a traumas de face, o número de procedimentos realizados pela equipe de bucomaxilofacial aumentou 6% em relação ao Carnaval do ano passado, quando foram registradas 349 intervenções. Os homens representaram 90% dos casos, sendo que os módulos instalados na Sabino Silva e Piedade registraram o maior número de ocorrências, com 109 cada um.

Para otimizar a assistência das pessoas que sofrem fraturas faciais durante o Carnaval, diminuindo os riscos para o paciente, a Secretaria Municipal da Saúde montou um esquema especial com cinco equipes de cirurgiões bucomaxilofaciais que prestaram atendimento 24 horas durante os seis dias de folia.

Duas delas percorreram os módulos assistenciais montados nos circuitos oficiais através de motolâncias, para facilitar o acesso nas ruas interditadas ou tomadas pelos foliões, e outras três ficaram de plantão nos postos instalados na Ladeira da Montanha, Piedade e Sabino Silva.

De acordo com Miguel Setúbal, coordenador das equipes de bucomaxilo da Secretaria Municipal da Saúde, o atendimento imediato às vítimas reduz em mais de 90% os riscos de deformações faciais irreversíveis. “Existem casos que se a intervenção for realizada em 30 minutos após o trauma fica muito difícil recuperar os dentes do paciente que eventualmente tenham sido afetados, por exemplo. Quando realizamos o procedimento de forma imediata, como foi feito durante o Carnaval, eliminamos quase que integralmente as chances de sequelas permanentes nos pacientes”, explicou.

Após a realização do procedimento, os pacientes mais graves foram encaminhados para unidades hospitalares para acompanhamento da evolução do quadro clínico, já que a estabilização de um trauma pode durar até 60 dias.

Cirurgias de face – O serviço de cirurgia bucomaxilofacial (mandíbula, nariz e maça do rosto) foi implantado no carnaval de 2009 com apenas uma equipe, contabilizando 1.020 intervenção nesses 05 anos. Este ano o serviço foi ampliado com o objetivo aumentar a cobertura nos circuitos, garantindo a assistência imediata ao folião.

Notícias Relacionadas