Jornais do mundo todo especulam sobre o sucessor de Bento XVI

CLÁUDIO HUMBERTO

O surpreendente anúncio da renúncia do Papa Bento XVI é destaque nas primeiras páginas dos jornais de todo o mundo, que analisam o impacto da decisão para a Igreja Católica e especulam sobre o nome do sucessor, que pela primeira vez pode não ser europeu. O “Guardian” publica uma foto de Bento XVI e destaca que “a renúncia do papa transtorna a Igreja”.

“Teologicamente e politicamente era o prolongamento de João Paulo II, com suas qualidades e defeitos.” “Estou muito frágil para continuar”, cita o “Times”, ao mencionar uma frase do Papa, cuja renúncia revela, segundo o jornal londrino, as imensas mudanças que se perfilam no horizonte do papado no século XXI. O jornal considera a decisão do Papa “digna e desinteressada”.

Para o “Daily Telegraph”, a renúncia do papa “transtorna o mundo inteiro”. “Posto vacante: se busca um novo líder para 1,2 bilhão de católicos”, destaca o jornal “Independent”. “Virá um Papa da América, Ásia ou África?”, pergunta o jornal argentino “Clarín” em um editorial publicado em seu site. Todos os jornais franceses também destacaram a renúncia do papa, entre outros jornais do mundo. (Coluna de Cláudio Humberto)

Notícias Relacionadas