China ultrapassa EUA e se torna a maior potência comercial global

A China ultrapassou, pela primeira vez, os EUA e se tornou a maior potência comercial do mundo em 2012, pelo critério do fluxo comercial (soma de exportações e importações de bens), revelaram dados oficiais dos dois países.

As exportações e importações americanas no ano passado somaram US$ 3,82 trilhões, de acordo com relatório do Departamento de Comércio dos EUA divulgado na semana passada. Já a agência de administração de bens da China anunciou mês passado que o total de vendas e compras externas alcançaram US$ 3,87 trilhões.

A crescente influência da China no comércio mundial ameaça desmantelar blocos regionais comerciais, à proporção que o gigante asiático se torna o parceiro comercial mais importante para alguns países. De acordo com o economista britânico Jim O’Neill, do Goldman Sachs Group, até o fim da década a Alemanha pode exportar duas vezes mais para a China do que faz hoje para a França. (O Globo)

Notícias Relacionadas

1 Comentário

  1. Norival de Mendonça

    Tbm pudéra….., em julho/2011, a população da China, éra de 1.343.239.923 de habitantes, enquanto a dos EUA, éra de 313.847.465. A China tem uma fôrça produtiva, descomunal. Esta liderança, já éra esperada pelo mundo.

Comentários estão suspensos