Cardeal colombiano é citado entre possíveis sucessores de Bento XVI

Leandra Felipe
Correspondente da EBC

Bogotá – O presidente da Conferência Episcopal colombiana, cardeal Rubén Salazar, se declarou satisfeito em ter seu nome na lista de possíveis sucessores do papa Bento XVI. “É uma honra e uma responsabilidade muito grande estar nessa lista”, disse o sacerdote. Bento XVI anunciou ontem (11) que deixará o pontificado no próximo dia 28 de fevereiro.

O cardeal foi incluído entre os possíveis sucessores do papa por especialistas que apontam favoritismo de cardeais italianos e latino-americanos. Salazar, assim como os demais 120 cardeais, tem a possibilidade de votar e ser votado.

“Tudo isso me obriga a entrar em uma oração muito forte para que o Senhor me ilumine para cumprir esta tarefa com responsabilidade”, disse Salazar, sobre a hipótese de sua escolha.

O cardeal colombiano viajará a Roma nas próximas semanas para participar da escolha do sucessor de Bento XVI. A eleição será feita em conclave, previsto para meados de março.

Salazar foi elevado ao posto de cardeal no ano passado em Roma junto a outros cinco bispos de outros países. Ele tem 70 anos, sendo 45 dedicados ao sacerdócio.

Notícias Relacionadas