Testes rápidos do Fique Sabendo detectam HIV, sífilis e hepatite

Salvador – Sobe para 1.512 o número de testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis, Hepatites B e C nos três postos do Fique Sabendo montados pela Prefeitura de Salvador no carnaval. Desse total, foram registrados seis diagnósticos positivos para HIV, 20 para sífilis e quatro reagentes para hepatite C. Todos os pacientes contaram com o apoio e orientação dos profissionais de saúde e foram encaminhados para os serviços especializados oferecidos pela Secretaria Municipal da Saúde.

O objetivo do Fique Sabendo é incentivar o diagnóstico precoce dessas doenças, que é de extrema importância para a realização de um tratamento que garanta a qualidade de vida da pessoa infectada, além de contribuir para a interrupção do ciclo de contaminação.

Este é o 5º ano que a atividade é realizada no carnaval de Salvador, e, para facilitar o acesso da população, foi ampliado o número de postos oferecendo o serviço. Três unidades estão realizando os testes rápidos desde ontem (9): Unidade de Saúde da Família do Terreiro de Jesus – Pelourinho, 3º Centro de Saúde da Liberdade e no Circuito Dodô (em frente ao Shopping Barra). O horário de funcionamento é das 9h às 17h.

Dados do Ministério da Saúde estimam que existam cerca de 530 mil pessoas infectadas pelo vírus HIV no Brasil. Desse total, 135 mil não sabem que estão contaminadas. Em Salvador, foram registrados 7.689 casos de soropositivos de 1984 até abril de 2012.

Notícias Relacionadas

1 Comentário

  1. Nathália

    Os postos funcionarão realizando testes rápidos até que dia?

Comentários estão suspensos