Secretaria abriga 29 crianças no primeiro dia de Carnaval

Salvador – No primeiro dia de trabalho efetivo do carnaval de Salvador (sexta-feira, dia 8/2), as equipes da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza ( Semps) formadas por assistentes sociais, pedagogos, educadores e pessoal de apoio, fizeram 1.236 abordagens de crianças e adolescentes que estavam nos circuitos da festa, cadastraram 318 e abrigaram 29 nas três unidades de acolhimento, tirando-as das ruas e permitindo que seus pais trabalhassem despreocupados. Outras 61 crianças retornaram para suas casas ou para residências de parentes, recebendo cestas básicas e acompanhamento permanente por parte da Secretaria. Esta ação da Semps faz parte da campanha “O trabalho infantil vai dançar no carnaval de Salvador”, realizada em parceria com o Ministério Público e com órgãos dos governos federal e estadual desde 2007.

“Este ano aumentamos o número de profissionais para atuar no período do carnaval e intensificamos as abordagens. Por isso, num só dia de trabalho, contatamos mais de 1.200 crianças e seus familiares, praticamente o dobro da média diária de abordagens de 2011. Tiramos 90 crianças das ruas evitando que trabalhem de forma irregular ou que sejam maltratadas física e sexualmente enquanto seus pais trabalham. A aceitação por parte das famílias dessas crianças tem sido excelente e isso me deixa otimista quanto aos resultados nos próximos dias da festa”, disse o secretário Mauricio Trindade, da Semps.

A Secretaria abriga crianças em três unidades no período do carnaval. Na Escola Municipal Perminio Leite, no Largo 2 de Julho, que tem 40 vagas e abrigou 10 crianças; na escola Estadual Senhor do Bonfim, nos Barris, com 40 vagas e 14 abrigamentos, e, finalmente, no Centro Integrado de Apoio à Criança e ao Adolescente ( CIAC), administrado pelo Governo estadual/ Sedes, com 30 vagas e cinco abrigamentos.

Nas unidades, as crianças recebem da secretaria, além do abrigamento, alimentação, higiene pessoal e desenvolvem atividades lúdico-pedagógicas. No domingo ( 10) as crianças das escolas Permínio Leite e Senhor do Bonfim participarão do já tradicional baile de carnaval, com muita música, guloseimas, dança e alegria. Os bailes serão realizados na parte da tarde, nas duas unidades de abrigamento.

Notícias Relacionadas